Vida no trabalho

Evaristo Costa terá período sabático: será que você também precisa de um?

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Denise de Almeida

Do UOL

21/07/2017 22h14

O apresentador de telejornal mais queridinho das redes sociais está prestes a deixar seu posto na televisão. Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, Evaristo Costa não renovará seu contrato com a TV Globo e irá tirar um período sabático. Mas você sabe o que isso significa?

Embora muita gente confunda com férias prolongadas, o período sabático tem um objetivo maior do que apenas descansar. "É uma pausa estratégica na carreira de uma pessoa. É como um período de renovação", explica Caíque Diniz Ribeiro, máster coach do Instituto Brasileiro de Coaching.

Seja um tempo para estudar outro idioma, fazer uma especialização na área ou mesmo para cuidar da família, para tirar um sabático é essencial que o profissional reflita sobre as suas motivações. "Uma coisa interessante para você verificar é pensar: por que você fazendo essa pausa? Por que precisa dela? Qual o propósito por trás disso?", ensina.

Caíque explica que uma parte do período até pode ser de repouso. "Muita gente está cansada da rotina, estagnado, não está produzindo tanto e sente a necessidade de se reinventar. Agora, a parte mais importante do sabático é dedicada a você identificar suas aspirações e sua motivação. Você tem um período para fazer esse levantamento e identificar as suas necessidades. Isso é bacana e faz o sabático ser produtivo e não ser simplesmente um descanso". 

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Também é importante saber que não é uma boa ideia ficar parado: é bom fazer uma reciclagem, arejar as ideias ou mesmo buscar um novo caminho profissional. O essencial é não se manter desatualizado. "Tudo isso vai fazer com que o colaborador seja mais motivado, volte mais renovado, com mais energia e mais força para produzir mais", opina o profissional.

"Nosso desenvolvimento daqui 2 ou 3 anos depende do que a gente está fazendo agora. Assim como o que a gente tem de resultado hoje vem das ações que a gente construiu e desenvolveu nos últimos", diz o máster coach.

Mas como os empregadores têm visto essa ideia? Segundo Caíque, muitas empresas hoje já veem o período sabático como algo interessante e estratégico, embora não seja comum adotar um programa para implementar isso entre os funcionários. O especialista conta que algumas companhias, no entanto, tentam fazer isso entre os colaboradores de alta gestão.

Novos caminhos podem surgir

O período sabático pode servir para que o profissional descubra que não quer mais seguir dentro daquela função ou área e ser o estalo para reestruturar sua carreira ou até pensar em abrir seu próprio negócio.

"Às vezes é um risco que as próprias empresas correm. Algumas assumem esse risco, outras têm um pouco de receio. O Evaristo mesmo pode voltar com novas aspirações", diz Caíque. Para o especialista, cabe à empresa sentar junto com o colaborador e propor: "se você está com novas aspirações, o que poderíamos construir juntos aqui dentro?". Deste movimento podem surgir novas estruturas de função e de responsabilidades, explica.

Uma desvantagem de se ausentar da empresa é não ter acesso a algumas informações internas da companhia, como novas vagas disponíveis, novos desafios e promoções, por exemplo, na opinião de Caíque.

Quando o período sabático acaba, talvez o profissional também não tenha a garantia de voltar ao antigo emprego. Nesse caso, o máster coach indica: "Se não tiver garantia de trabalho, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é pensar quanto tempo consegue sobreviver financeiramente. A segunda é: qual plano que eu tenho? O que vou fazer? Seguir um novo trabalho na minha área? Empreender o próprio negócio? Podem surgir várias ideias, contanto que ela tenha um plano claro do que ela quer para ela e o que enxerga de si mesmo para daqui alguns anos".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Comportamento
BBC
Redação
BBC
BBC
do UOL
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Plano de Carreira - Daniela Lago
Escolha Sua Vida
Redação
Redação
BBC
Redação
Escolha Sua Vida
Comportamento
Redação
Redação
Redação
BBC
Comportamento
Topo