Topo

Artista trans lembra que menstruação não é só para mulheres

Do UOL

24/07/2017 09h09

Sina ou dádiva, o sangramento mensal já é comentado com mais naturalidade entre as mulheres. Porém, pouca gente fala sobre a menstruação de transgêneros.  Cass Clemmer, educador e artista trans norte-americano, resolveu derrubar o tabu.

Especialista no tema e criador de um desenho que tem como protagonista um absorvente interno, Cass postou em suas redes sociais um poema e uma foto para relembrar que menstruação não é só coisa de mulher.

Leia alguns trechos:

"Todos sabem que sou trans e queer. (...) Menstruação é bem traumático para mim. (…) O dia da minha menarca foi quando eu perdi tudo, Eu tinha 15 anos e ainda era feliz. (...). Todos disseram que meus quadris cresceriam, olhei para eles e não conseguia parar de chorar. ‘O que há de errado com você? Você será uma mulher’. Eles celebravam uma criança morrendo. (…) Uma identidade de gênero que não era real. (…) Nos cinco dias em que a menstruação desce, tento respirar, dissociar (...) A batalha entre mente e corpo".

Em seu site Toni the Tampon, Cass revela que cresceu em uma comunidade conservadora do Congo, comomissionário, e lá era ensinado a ter vergonha sobre menstruação e identidade.

"Hoje, luto mostrando meus absorventes como uma forma de educar todos os que menstruam sobre a mágica deste período", diz.

A postagem conquistou mais de 2 mil reações, quase 3 mil compartilhamentos e mais de 300 comentários de apoio, questionamentos e críticas sobre a iniciativa de Cass.