Topo

Adesivo na roupa envia alerta de ataque sexual em tempo real

Denise de Almeida

Do UOL

25/07/2017 17h44

Um pequeno adesivo promete ajudar a salvar vítimas que estejam prestes a sofrer um estupro. A criação é de uma pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e leva o nome de Intrepid.

Manisha Mohan, responsável pela ideia, afirma que considera o ataque sexual uma doença da nossa sociedade e que precisa de cura imediata. "Criamos um projeto para detectar, comunicar e prevenir ataques sexuais em tempo real", explica.

Ela aponta que o dispositivo pode ser ativado inclusive em situações em que a vítima não tenha condições de cuidar de si. "Imagine um cenário em que a pessoa está intoxicada, sem condições de responder, um ataque em um campus de universidade ou mesmo um encontro que termine em estupro".

O sistema do Intrepid pode funcionar de forma passiva ou ativa. Na primeira delas, a vítima aperta uma espécie de botão do pânico, acionando contatos de confiança previamente cadastrados.

Já na forma ativa, quando o criminoso tentar arrancar a roupa da vítima, o dispositivo soa alarmes, envia a geolocalização da vítima a amigos, liga para um contato e grava o áudio captado ao redor, para que seja usado nos tribunais como prova da tentativa de estupro.

Manisha, que é indiana, explica as motivações de sua criação. "Na Índia, em nome da segurança, muitas vezes as mulheres são alertadas para ficar dentro de casa à noite. Acredito que, ao invés disso, nós deveríamos ter mais segurança. Não precisamos de guarda-costas. Acho que deveríamos ter a habilidade para proteger nós mesmas e sermos capazes de estar sozinha e em segurança".