Topo

Falar sozinho em 3ª pessoa pode ajudar a aliviar o estresse, diz estudo

Para se acalmar, lembre da cena de "Táxi Driver", em que Travis (Robert DeNiro) repete para o espelho "Você está falando comigo?" - Reprodução/YouTube
Para se acalmar, lembre da cena de "Táxi Driver", em que Travis (Robert DeNiro) repete para o espelho "Você está falando comigo?" Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL

31/07/2017 08h30

Está num dia "daqueles"? Falar sozinho pode ser uma solução rápida para contornar situações de estresse. Porém, não basta conversar consigo mesmo. Precisa ser um "autopapo" em terceira pessoa, diz o estudo das universidades de Michigan e do Estado de Michigan (EUA).

Não entendeu? Explicamos. Suponha que a Maria tenha acabado de terminar um namoro, por exemplo. Ao simplesmente refletir sobre seus sentimentos na terceira pessoa ("Por que Maria está chateada?"), Maria vai reagir com mais calma que se fizesse a mesma coisa na primeira pessoa ("Porque eu estou chateada?").

Segundo o estudo, isso faz com que as pessoas se distanciem emocionalmente de suas emoções, o que pode ser bastante útil para regulá-la.

"Essencialmente, pensamos que se referir a si mesmo em Terceira pessoa leva as pessoas a pensarem nelas mesmas de uma forma semelhante à que pensam sobre outras pessoas e pode-se ver isso no cérebro", disse o professor de psicologia e pesquisador Jason Moser.

Os resultados foram obtidos através de dois estudos. No primeiro deles, os participantes viam imagens neutras e perturbadoras e reagiam a elas em primeira e terceira pessoa enquanto tinhas suas atividades cerebrais monitoradas. Quando reagiam às imagens ruins (como um homem apontando uma arma para suas cabeças), as atividades cerebrais foram reguladas mais rapidamente entre os que falam com eles mesmos em terceira pessoa.

Também foi analisado o esforço para falar consigo mesmo na terceira pessoa e foi constatado que não é mais difícil do que fazer isso em primeira pessoa ou usar técnicas de mindfullness ou pensar pelo lado positivo.

Em outro experimento, os participantes refletiram sobre suas experiências dolorosas do passado usando a terceira e a primeira pessoa, enquanto os cérebros eram monitorados. Da mesma forma que o estudo anterior, A fala em terceira pessoa regula melhor as emoções e não exige esforço maior.

Na próxima vez que o estresse bater a sua porta, um "calma, cara" para você mesmo pode ser o calmante mais rápido.