Topo

Levou tapa por ser negra e fez Lázaro Ramos chorar: conheça Diva Guimarães

A professora Diva Guimarães aos 77 anos - Arquivo Pessoal
A professora Diva Guimarães aos 77 anos Imagem: Arquivo Pessoal

Amanda Serra

Do UOL

05/08/2017 07h00

Uma semana depois de levar o ator Lázaro Ramos às lágrimas na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), ao expor os casos de racismo que sofreu na infância, o vídeo com os relatos da professora Diva Guimarães viralizou: já foi visto por cerca de 11 milhões de pessoas. “Estou assustada com a repercussão! Aquele discurso foi da alma, uma libertação, diferente do 13 de maio (Abolição da Escravatura), mas uma feita por mim mesma”.

“Essa história me perseguiu durante 72 anos (assista no vídeo abaixo). Nunca tinha contado isso para ninguém. Quem estava falando ali era a minha mãe e todos os negros que estavam presentes. Fiz isso por eles, especialmente pelos meus antepassados que foram escravizados, torturados e morreram aqui nesse país sem nenhum reconhecimento”, diz Diva, ao atender a ligação da reportagem do UOL.

Com o escritor brasileiro Lima Barreto como homenageado, o evento deste ano se destacou pela participação massiva de mulheres e representantes negros, como Conceição Evaristo. E foi justamente neste cenário, que a paranaense de 77 anos se sentiu à vontade para falar sobre racismo, educação e desigualdade.

Se antes o racismo era algo escancarado com direito a tapa na cara -- como o que Diva foi vítima aos 11 anos, hoje ele é velado, mas ainda persiste na sociedade.

“Quando saio com as minhas amigas, sou apresentada assim: 'Essa é a Diva, professora, fisioterapeuta...’ Não sou apresentada como uma pessoa, mas pelos os cursos que fiz, pelos títulos. E muitas vezes, ainda, sou obrigada a ouvir o seguinte comentário: 'Nossa, você é uma negra de alma branca'. Aí tenho que ser irônica na resposta: 'nossa, não sabia que alma tinha cor”, conta ela, que vê a atitude das colegas como uma proteção. “Não sou contra elas, porque diante de tudo isso (preconceito), essa é uma maneira delas me defenderem”.

Nascida em uma família de 13 filhos – dos quais apenas sete sobreviveram -, a filha da lavadeira e “parteira dos pobres” foi a única da casa a frequentar uma universidade.

A violência, no entanto, serviu também como combustível para alçar Diva ao atletismo e à faculdade de educação física. “Jogava basquete com o estádio inteiro gritando: ‘Pau de fumo (expressão que usavam para se referir aos negros no interior do Paraná), negra pau de fumo’. A cada cesta que fazia, erguia o punho e dava um soco no ar. Aí virava uma provocação deles contra mim, mas essa era a única reação que podia ter contra eles”, relembra.

Trabalho escravo pós Lei Áurea

Diva e a amiga Maria Alice - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
"A mãe da Maria Alice (na foto) foi uma grande professora, a responsável por eu ter ficado menos rebelde", diz Diva ao lado da amiga que chama de irmã
Imagem: Arquivo Pessoal

“Aos cinco anos fui para o internato e a tortura começou ao separarem minha irmã de mim. Logo depois rasparam meu cabelo e eu era obrigada a trabalhar. As agressões sempre foram comuns com os negros, afinal, não pagávamos mensalidade. As freiras prometiam aos nossos pais que iam nos dar estudos.

Fui criada em uma região cafeeira do Paraná. Enquanto minha mãe lavava a roupa dos fazendeiros, eu convivia com os filhos deles na escola e, claro, era alvo das reações discriminatórias. Não aguentava as piadas deles, queria desistir dos estudos.

Cresci revoltada com a discriminação na escola, na faculdade e que continuou com a vida. Escolhi ser professora para poder lecionar para os pobres e negros. Era meio justiceira na verdade, assim como meu ídolo Lampião. Ele foi um sobrevivente das injustiças sociais e fez justiça do jeito dele.

Violência já na infância

Conforme você vai lidando com a dor, vai tentando compreender, mas quando se é mais novo é difícil segurar, é sofrido. Chorava com raiva de mim, por não conseguir tomar a mesma atitude que tomavam comigo. Chorava com as agressões. É algo meio inexplicável, porque só quem passou por isso sabe dizer. Era comum escutar: 'isso é coisa de negro', 'essa negra fedida'.

Uma vez estava na sala de aula e um menino me chamou de ‘negra fedida’. Fiquei nervosa e bati nele. Me levaram para a diretora, ela me perguntou o que tinha acontecido, expliquei e ela respondeu: ‘Mas negro é fedido mesmo’. E deu um tapa na minha cara. Não consegui me conter e fui para cima dela. Tinha 11 anos.

Cresci sem referências. Mas como minha mãe era uma pessoa muito forte, ela acabava sendo a minha base. Quando queria desistir de estudar, minha mãe segurava meu rosto, olhava nos meus olhos e dizia: ‘Olha bem para mãe. Olhou? Você quer ser igual a mim?’ Com a rebeldia que tinha, dizia: ‘Como a senhora eu nunca serei’. E ela respondia: ‘Só tem um jeito, estudar’.

Pegava meus cadernos e andava 3 km para chegar na escola todos os dias. Escolhi ser atleta para poder descarregar minha raiva. Se não fosse uma pessoa competitiva não tinha sobrevivido.

Não casei por opção. A minha geração cresceu sendo obrigada a obedecer ao marido, eu jamais obedeceria. E também nunca quis ter filhos, apesar que não precisa casar para isso... Não deixaria um filho meu passar pelo que eu passei. Se tivesse tido, com certeza seria uma mãe chata e capaz de matar caso alguém o discriminasse. Foi uma opção para me proteger e resguardar a possível criança.

Juventude revolucionária

Vai demorar para gente acabar com o racismo no mundo, mas tenho certeza que o caminho para isso é por meio da educação. Não será agora, mas acho que daqui 100 anos muda. Acredito muito nessa moçada que está vindo. A transformação acontecerá com eles e com os filhos deles.

A educação pública de qualidade é o único caminho para que os negros consigam enxergar os abusos, a discriminação, a exploração com os corpos das mulheres negras no Carnaval. Estudem e nunca, nunca desistam. Porque elite é quem sobrevive com salário mínimo e faz das tripas coração para sustentar uma família".