Comportamento

Por que alguns caras brocham ao colocar a camisinha, e como lidar com isso?

Getty Images
Não dá para desistir da camisinha, ok? Vocês vão resolver o problema de outro jeito Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL

10/08/2017 04h00

O clima está quente, falta só colocar a camisinha e... Fuén. Na hora do preservativo, ele brocha. Já passou por isso? Acontece, mesmo. Segundo o urologista Jefferson Lopes, do Instituto de Sexualidade Masculina, essa é uma queixa muito comum entre os homens. Mas isso não é desculpa para abrir mão da camisinha no sexo.

A culpa não é da camisinha

A camisinha não é a fonte do problema. "Na maioria dos casos, essa perda de ereção é psicológica. O preservativo não corta circulação... É tudo mito", explica Eduardo Bertero, coordenador do departamento de sexualidade humana da Sociedade Brasileira de Urologia.

A pausa para vestir a camisinha permite que o homem dê vazão aos sentimentos de ansiedade e insegurança, o que pode afetar a ereção. Falta de intimidade e de experiência, expectativa e imaturidade podem ser algumas das causas do problema. Para homens mais velhos, que nunca tiveram o hábito de usar a proteção, tem a dificuldade em vesti-la.

"Às vezes, o cara não tem uma ereção tão boa ou tem menor sensibilidade, o que dificulta a colocação da camisinha. E ele acha mais fácil atribuir isso ao preservativo", diz Jefferson Lopes.

Sobre a história de que a camisinha aperta a ponto de cortar a circulação, os médicos dizem que é lenda: usar uma de tamanha maior resolve.

Treinamento de camisinha

Certo, a camisinha não é a culpada pelas "brochadas", mas como resolver o problema? Os especialistas recomendam calma. "Concentre-se no prazer da outra pessoa, curta e você tirará o peso da situação", sugere Jefferson.

Já para Marcos*, 22, o que funciona é pedir ajuda da parceira. "Eu peço para minha namorada fazer sexo oral até eu ficar quase a ponto de gozar, e aí colocamos a camisinha. Foi algo que percebemos que funcionava eu não brochar".

Para o namorado de Renata*, 22, a técnica para não falhar na hora foi o treino: ele se masturba usando camisinha, para se acostumar com ela. 

Testar outros modelos de camisinha também ajuda. Foi o que funcionou para Vinicius*, 27, que sentia desconforto com as que usava. "Elas apertavam e ficavam repuxando, então acabei encontrando uma importada, que serve no meu pênis, e o problema acabou passando", explica.

Único método seguro contra doenças

Independentemente da técnica, nunca se esqueça: a culpa pela perda de ereção não é do preservativo e é essencial insistir em usá-lo.

"Muita gente que não está usando mais camisinha, mesmo para relação ocasional, o que é um absurdo. Será que alguém espalhou por aí que não tem mais Aids?", pergunta Eduardo. Os casos de contaminação por HIV no nosso país aumentaram em 3% entre 2010 e 2016, segundo relatório da ONU –enquanto no resto do mundo caíram em 11%.

E não podemos esquecer de todas as outras DSTs, como a sífilis, que está em epidemia, e a gonorreia, que também está aumentando. "A camisinha é o único método seguro que existe para a prevenção de doenças, não tem jeito", afirma Eduardo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Casamento
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
UOL Estilo
Topo