Topo

Mulher muçulmana não usa maquiagem no seu casamento e história viraliza

O que essa foto tem de diferente? Uma noiva sem um pingo de maquiagem - Reprodução/Facebook
O que essa foto tem de diferente? Uma noiva sem um pingo de maquiagem Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

14/08/2017 16h00

Líder de uma organização sem fins lucrativos, a mulçumana Tasnim Jara chamou a atenção ao compartilhar em seu Facebook uma foto do dia de seu casamento. A imagem rapidamente tornou-se viral na internet por um motivo simples: ela surge radiante e sem um pingo de maquiagem.

Na legenda da foto, compartilhada mais de 29 mil vezes até o momento, Jara revela que sua escolha de não pintar o rosto no dia estava em desacordo com as expectativas familiares. Alguns membros da família, inclusive, se recusaram a tirar fotos com ela ressaltando que a muçulmana não se vestiu como (eles imaginam) uma noiva.

O marido, no entanto, estava bem feliz. "Khaled não só me apoiou incondicionalmente, mas também esteve ao meu lado com tanto orgulho, por eu tomar uma posição contra os estereótipos", contou.

Nova visão

Em seu post, Jara revela que estava preocupada com a imagem singular que uma noiva na sociedade árabe tem: precisa usar toneladas de maquiagem, um vestido diferente e montes de joias extremamente pesadas. Isso porque, desde a infância, as meninas são ensinadas que uma noiva ficaria "incompleta sem ornamentos".

"E essa mulher mal pode se dar ao luxo de questionar se a quantidade de joias que ela coloca pode, de fato, determinar a sua própria dignidade e a dignidade das famílias (envolvidas), pois a sociedade continua a insistir: você é muito jovem, porque não usa ouro no seu casamento?", diz.

"Crescendo ouvindo essas perguntas, uma noiva se sente pressionada a procurar o melhor maquiador da cidade, para quem paga uma grande quantia de dinheiro e energia, e acaba por não se parecendo em nada com ela mesma", diz.

Jara continua dizendo acreditar que é necessário mudar essa mentalidade. "Uma jovem não deve precisar de loção branqueamento, um colar de ouro ou um sari--roupa típica indiana--caro para ser aceita como uma noiva ou para fazê-la sentir-se confiante", explica.

Exatamente por isso, a jovem conta ter chegado ao local de seu casamento com um sari simples, zero maquiagem no rosto e sem nenhuma joia. "As pessoas podem chamar-lhe simples, mas era muito especial para mim, para aquilo em que acredito e o que significa para mim", explicou.