Topo

Mesa de trabalho pode empacar sua carreira; veja dicas do Feng Shui

Seu telefone está à esqueda ou à direita? Não custa nada mudar algumas coisinhas e lugar - Getty Images
Seu telefone está à esqueda ou à direita? Não custa nada mudar algumas coisinhas e lugar Imagem: Getty Images

Carolina Prado

Colaboração para o UOL

22/08/2017 04h00

Ao manter a harmonia nos locais que frequentamos, mais energia benéfica é emanada para os campos da nossa vida. É isso o que difunde o Feng Shui, método milenar chinês de organização. Quem está padecendo na vida profissional, por exemplo, pode tirar proveito da técnica. Veja seis sugestões de mudanças para o seu local de trabalho que colaboram para dar adeus à má fase.

1. Posição da mesa

Sua concentração e produtividade são afetadas pelo lugar onde você senta. De costas para a porta de entrada do escritório ou para a janela são os piores lugares, porque é como se estivesse dando as costas para o seu destino e perdendo oportunidades, por não vê-las com clareza. O lugar perfeito é a mesa de frente para a porta de entrada. Também não é aconselhável ficar de frente para a parede, com a mesa encostada, porque bloqueia a criatividade. Se não tiver como mudar, cole um pôster à sua frente, com alguma imagem relacionada à natureza, que nutre o campo emocional.

2. Objetos

Todo local com excesso de coisas faz com que a energia fique parada. Uma mesa de trabalho bagunçada não atrai good vibes, além de prejudicar a clareza mental e afetar a produtividade. Para se ter uma ideia de como isso funciona, basta pensar no desânimo que você sente ao ver uma pia cheia de louça suja. Por isso, jogue fora papeis que não terão mais utilidade, organize documentos em pastas e os materiais de escritório, coloque em gavetas e porta-canetas.

3. Sobre a mesa
Já pensou em botar um vasinho na sua mesa? Pois pense nisso - Getty Images - Getty Images
Já pensou em botar um vasinho na sua mesa? Pois pense nisso
Imagem: Getty Images

Objetos coloridos são bem-vindos. Fica a dica: vermelho é a cor que chama prosperidade. Ponha uma pedra ametista, que transmuta energia, ou turmalina negra, que absorve negatividade, ao lado do computador. Vasos de plantas naturais purificam o ar e trazem vitalidade. Jogue fora objetos quebrados e coloque bateria no relógio que está parado. Itens pontiagudos, como tesoura, estilete e grampeador devem ir para a gaveta, porque cortam a energia ao seu redor.

4. Estação de trabalho

Posicione o computador no centro da mesa. Telefones e celulares ficam do lado direito, que é o canto dos clientes, amigos e viagens. Ali também podem ficar uma foto de casal, família ou de um destino visitado nas férias, além do porta-canetas. O campo à esquerda afeta a sua capacidade de ganhar dinheiro e fazer negócios, por isso, mantenha essa área livre e organizada. 

5. Caixa de e-mails

Não é só o acúmulo de papeis que prejudica o trabalho. A organização virtual também é importante para que sua vida profissional flua. Por isso, dedique um tempo à organização de pastas para seus arquivos digitais, à limpeza da caixa de e-mail, para sair de grupos ou mailings que não fazem mais parte do seu interesse. Projetos que não fazem parte da sua vida profissional atual --ou nos quais você não tem mais interesse-- podem ser apagados. O intuito desta limpa é liberar espaço para o novo chegar.

6. Iluminação e ar-condicionado

A claridade deve ser suficiente, porque o excesso e a falta de luz atrapalham o padrão de energia. O ar deve circular dentro da sua sala sem formar correntes. Se trabalhar no ar-condicionado, cuide para que o ar seja trocado diariariamente – ao deixar o ar natural entrar, após o expediente, por exemplo – para não respirar ar viciado.

Fontes: Aline Mendes, arquiteta, mestre em Feng Shui Tradicional Chinês. Stela Vecchi, escritora, astróloga e criadora de uma nova perspectiva de Feng Shui, o Feng Shui Lógico. Cristina Knorich, especialista sobre Feng Shui do Astrocentro. Cris Ventura, consultora em Feng Shui.