Topo

Por que MC Carol acredita que é impossível ser feminista e casada

Fernando Schlaepfer
Imagem: Fernando Schlaepfer

Natacha Cortêz

Do UOL

25/08/2017 04h00

Aos 24 anos, MC Carol está solteira, mas não necessariamente "na pista". Para a funkeira, autora de "100% Feminista" e "Minha vó tá maluca", este é um momento de juntar os cacos e reaprender a ser sozinha. E ela não está acostumada com isso: Carol e o ex-companheiro estavam juntos há 9 anos. "Quando a gente se conheceu, eu não era famosa. Era só a Carolina de Niterói. Muita coisa aconteceu nesse tempo e ele nunca soube lidar com a minha carreira. O ciúme não deixou". Consultado, o ex preferiu não comentar.

Dada a expor a vida nas redes, nas últimas semanas ela publicou em seu Instagram que seu casamento havia acabado. Para justificar o acontecido, escreveu: "Ser uma mulher independente, feminista e casada é impossível". A separação virou notícia, a declaração sobre a impossibilidade de ser feminista e casada, também. O post teve quase 3 mil curtidas. Houve mulher se identificando. Houve quem se indignasse com o argumento "fraco" de Carol.

Ao UOL, ela explicou o desabafo e falou dos motivos que a levaram a terminar a relação. 

Mc Carol post 2 - Instagram @mccaroldeniteroioficial  - Instagram @mccaroldeniteroioficial
Imagem: Instagram @mccaroldeniteroioficial

"Ele me pedia para largar a carreira"

"A gente ia casar no fim deste ano. O que acabou com o relacionamento foi o ciúme dele. Meu ex não era um machista completo, era machista quando se tratava de ciúmes, de posse. No mais, era um bom companheiro, me ajudava com os trabalhos da casa e era um ótimo amigo. Sei que não vou deixar de sentir amor por ele.

No começo do nosso namoro, eu só cantava em comunidade e de madrugada e, nessa época, ele passava dos limites. Evitava levá-lo aos meus shows para não ter dor de cabeça. Teve um tempo em que ele escondia minhas coisas para eu não sair de casa. Até desodorante e perfume chegou a esconder. Em dia de show, tudo meu desaparecia. Para você ter uma ideia, já me apresentei com sapato trocado.

Há um mês, numa apresentação no Rio, um fã me deu chocolate. Meu ex fechou a cara e ficou horas sem falar comigo. Era assim, sempre. Era muita coisa que eu tinha que engolir. Para tentar me convencer, eu pensava: com o tempo ele vai mudar. Mas nunca mudou. Teve outra época em que ele me pedir para eu largar a carreira. Quando dei por mim, as coisas foram tomando proporções que eu não imaginava. Ainda bem que fui forte e não me deixei abalar pela pressão.

Ele insistia para a gente ficar junto e dizia que ia respeitar meu trabalho e liberdade, mas as promessas não duravam. Quando fiz 'The Luck Ladies' [reality exibido pela Fox Life Brasil em 2015], a produção do programa permitia que ele fosse me visitar, mesmo em confinamento. Era isso ou ninguém ia ter paz."

"Ser feminista é ser livre. E eu não era mais"  

"As pessoas falam que ciúme é coisa boba, que todo casal passa por isso. Mas de coisa boba em coisa boba, a gente esgota e deixa de se sentir a gente mesma. Foi o que aconteceu comigo.

Ser feminista é ser independente, é ser livre. E eu não estava conseguindo ser livre nesse casamento. Quando você cola com um cara machista, a primeira coisa que ele vai tentar fazer é tirar seu dinheiro. Porque dinheiro é independência e ele sabe disso. Mulher com dinheiro não tem que se rebaixar para o cara, nem implorar dinheiro para fazer a unha, sabe?
 
E os caras montam em cima de mulher que depende deles. Infelizmente, conheço várias minas que passam por isso."
 

"Recaídas acontecem"

"Estamos separados há quase um mês, mas somos amigos. Dia desses, ele veio em casa e tive uma recaída. Mas isso não significa que somos namorados, nem que vamos morar junto de novo. Significa que recaídas acontecem nas melhores famílias.

Para eu namorar de novo, só se o cara aceitar quem sou. Aceitar meus horários e a dinâmica do meu trabalho. Um homem feminista cairia bem, mas eles existem? Tenho minhas dúvidas. Não adianta a gente tentar o tempo todo agradar o outro, o que a gente tem que fazer é se preocupar em agradar a gente mesma. Só assim dá para ser feliz."