Topo

8 dicas para encontrar seu próximo emprego pelo Facebook

Facebook é cheio de grupos com vagas, mas participe do jeito certo para se dar bem - Getty Images
Facebook é cheio de grupos com vagas, mas participe do jeito certo para se dar bem Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Marina Oliveira

Colaboração para o UOL

29/08/2017 04h00

Quem quer um trabalho pode achar vagas disponíveis ao participar de grupos criados dentro do Facebook. E o melhor: sem ter que pagar uma mensalidade, como nos sites de emprego. Quer tentar? Veja dicas:

Primeiro passo: procurar grupos

No Facebook, vá em "Grupos" e digite no campo de busca palavras-chaves, como "vaga", "emprego" e "estágio" + a sua área profissional. Também dá para incluir a sua cidade e filtrar ainda mais. Exemplo: Vagas + Direito. Ou vagas + Vale do Paraíba. Ao aparecerem grupos que lhe interessam, clique no botão "Participar", para enviar a sua solicitação ao moderador, é ele quem vai autorizar a sua entrada. Só após ser autorizado, que você pode começar a interagir no grupo.

Cheguei, grupo!

Ao entrar no grupo, tenha calma. O primeiro passo é olhar se há uma "Publicação fixada", que nada mais é do que um post no topo da página, com as regras do grupo. Aqui, não vale a máxima "regras foram feitas para ser quebradas". Você não será visto como criativo se postar algo que não deve. Antes de começar a interagir, observe o ambiente, que tipo de posts rolam. Se você notar que há várias pessoas que se vendem e disponibilizam portfólios, por exemplo, não é ruim fazer o mesmo.

Cuidado com o perfil

Recrutadores vão olhar seu perfil no Facebook? Claro que sim! Essa é uma das formas de filtrar candidatos, ainda mais quando a seleção se inicia no ambiente digital. Por isso, antes de se candidatar a uma vaga, revisite a sua timeline e delete posts ou fotos que não pegariam bem com um futuro empregador. Vale fazer um perfil profissional, para postar sobre trabalho e participar dos grupos, se preferir. Aí você fecha o pessoal apenas para amigos (em Configurações/Privacidade).

Ler o post inteiro antes, perguntar depois

É muito comum ver posts de vagas com toda a descrição do trabalho e alguém perguntando algo que já está descrito. Por exemplo: perguntar como se candidatar, sendo que o recrutador já deixou um e-mail para envio de currículos no post. Isso mostra desatenção e queima o filme! Portanto, antes de escrever nos comentários, segure a ansiedade e leia tudo, com calma. O recrutador não vai escolher aquele que responder ao post mais rapidamente, a não ser que ele seja o melhor candidato.

CV para as pessoas certas

Muitas vezes, quem divulga a vaga não é quem está contratando. Pode ser alguém que não tem o perfil para o cargo e quis colaborar com os outros membros, por exemplo. Então, poupe seu tempo (e o do colega) e encaminhe currículo ou portfólio apenas para os e-mails certos, que, em geral, estão escritos na vaga.

Adicionar ou inbox?

A princípio, nenhum dos dois. Adicionar alguém que postou uma vaga, como amigo, ou mandar mensagem privada -para tentar sair na frente no processo seletivo- só está liberado se a pessoa deixou claro isso no post. Caso contrário, a comunicação deve se limitar ao e-mail descrito no post e ao campo de comentários.

É para interagir, mas profissionalmente

Os grupos são bons para criar relacionamentos que podem viabilizar oportunidades no futuro. É legal compartilhar links interessantes e fazer comentários inteligentes. Mas não postar músicas, mandar um "bom dia, feices!" ou qualquer outra coisa que não tenha a ver com o tema. Guarde as mensagens fofas, de natureza política, fotos pessoais e manifestações de indignação para o seu perfil pessoal.

De olho nos dados pessoais

Moderadores de grupos recomendam não responder a posts de vagas com algo como "Interessado. Meu número é...". É pouco provável que a empresa ligue, mas há chances de o número cair em mãos erradas. Ao divulgar seu currículo na comunidade, deixe apenas o e-mail para contato -retire outras informações pessoais, além do telefone, como CPF e endereço.

Fontes consultadas: Ana Cristina Cáceres, moderadora do grupo "Vagas em Psicologia". Fátima Trindade, VP Executive Search na Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas e de carreiras. Elimar Rogério Beck, criador do grupo "Há Vagas".