Topo

Sapiosexual: a 'orientação sexual' que está bombando nos apps de paquera

Você é um sapiosexual? - Getty Images
Você é um sapiosexual? Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 18h33

Os aplicativos de paquera já se tornaram um ambiente bastante rico na identificação de novos comportamentos. Prova disso está nos termos novos que surgem com frequência por lá. Já ouviu falar, por exemplo, em "sapiosexual"?

A nomenclatura adotada recentemente pelo app OKCupid entre as opções de orientação sexual disponíveis aos usuários vem causando o maior burburinho. Segundo a empresa, trata-se de alguém que considera a inteligência como a mais importante ferramenta de atração no jogo da sedução.

Ou seja, em vez de sentir uma atração puramente sexual por um parceiro ou parceira, os adeptos desta segmentação dizem se interessar mais pelos atributos intelectuais do pretendente.

Por se tratar de uma preferência que pode ser tranquilamente adotada por heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, há quem prefira identificá-la mais como uma questão de identidade do que de fato orientação sexual.

Segundo dados do app, a opção tem agradado mais as mulheres, com idade entre 31 e 40 anos. Na dúvida se faz parte desse grupo, uma pergunta rápida é capaz de enquadrá-la ou não: você se sente mais atraída por pessoas com boa habilidade de conversação do que por aquelas de boa aparência? Então considere-se parte desta turma.

De onde vem o termo?

O “Sapiosexual” foi criado em 1998 por Darren Stalder, um engenheiro de Seattle. Na época, ele o inventou para se descrever. Seu objetivo era dizer que pouco se importavam com os atributos físicos de pretendentes. Darren preferia mesmo uma “mente incisiva, inquisitiva, perspicaz e irreverente”, escreveu em uma postagem na rede social LiveJournal, em 2002.

"Sapio" vem do latim e significa "eu entendo" ou "eu sei". “Quero alguém que considere uma discussão filosófica como preliminar”, acrescentou Darren.

Enquanto alguns só apreciam a inteligência do outro, há quem se sinta sexualmente despertado por elas. Novos tempos!