Topo

Você vive com pressa? Veja 10 ideias para desacelerar e se sentir melhor

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

04/09/2017 04h00

Libertar-se de uma rotina movida a pressa nem sempre é uma opção, mas é possível escolher maneiras mais equilibradas de lidar com o estresse, a angústia e a ansiedade que a falta de tempo traz. Confira algumas dicas:

Não se culpe...

Muita gente encara a necessidade de desacelerar como mais uma obrigação na vida, e se cobra por isso. O resultado? Mais ansiedade emperrando ainda mais a mudança de atitude. É uma espiral de culpa gigantesca por não conseguir colocar em prática medidas para diminuir o ritmo frenético. Vá com calma. Perdoe-se e vá batalhando por um ritmo de vida melhor.

... mas também não se gabe

Há pessoas que se sentem bem dizendo que não têm tempo para nada, pois acreditam que serão mais valorizadas. Não vão. Viver refém de uma rotina atribulada e estressante só alimenta a imagem de alguém desorganizado e confuso. Pense na sua saúde, respeite seus horários e sua capacidade de produtividade. Essa história de "não tenho tempo" é um engano que nós mesmos não percebemos, pois, quando levamos um chacoalho da vida, a gente arruma tempo.

Concentre-se no presente

Muita gente, na maior parte do tempo, não presta a mínima atenção no que está fazendo no momento. É triste, mas volta e meia nos damos conta de que vivemos no piloto automático. Nossos pensamentos ficam embolados com preocupações futuras: terminar projetos, preparar o jantar, comprar um presente de aniversário, pagar boletos, trocar o óleo do carro etc. O tempo nos atropela sem que a gente possa se envolver de fato com algo ou alguém. Ao dedicar 100% da nossa concentração naquilo que fazemos, a sensação de afobação melhora. 

Gaste dinheiro com experiências

Cada um gasta grana como quer, obviamente. Porém, reflita: o prazer de ver um show da banda preferida, fazer uma viagem relaxante de fim de semana ou jantar em um restaurante legal com os amigos é o mesmo de ter mais um par de sapatos, uma TV com mais nitidez ou trocar de novo de celular? Pesquisas recentes demonstram que usar o dinheiro com experiências, especialmente aquelas envolvendo outras pessoas, produz emoções positivas e, ao mesmo tempo, mais significativas e duradouras. Ao viver momentos felizes, você sente que realmente pode investir em mais qualidade de vida.

Repense a rotina

Analise suas atividades diárias: para que ficar acumulando tarefas que não motivam você? Por que entrar em um projeto que não faz os seus olhos brilharem? Isso só vai provocar estresse e sugar sua energia. Você deve trabalhar para expandir sua zona de conforto, sim, mas não de forma exagerada, a ponto de deixar sua rotina sobrecarregada. Avalie o que você pode deixar de fazer ou substituir por algo que lhe traga prazer. Elimine aquilo que não faz bem a você e pondere diariamente sobre o que é útil e o que é desnecessário.

Dê um tempo e respire

Quando notar que está sob forte agitação ou nervosismo, pare e respire antes de continuar a fazer qualquer coisa. Lembre-se sempre: se você morrer amanhã, o mundo não vai acabar, a vida vai seguir seu curso normal. Então, para que tanto afobamento? Fazer três respirações profundas em um momento de alta pressão nos conecta para dentro de nós mesmos. Se possível, feche os olhos.

Fique cinco minutos sem fazer nada

E isso significa nada, mesmo. Não vale assistir TV ou folhear uma revista. É ficar em um cantinho, olhando para o teto, sem pensar em coisa alguma. Quando você retomar a rotina, sua cabeça estará descansada. Nosso corpo precisa de uma pausa para desacelerar e atuar na sintonia perfeita.

Organize-se de maneira realista

Ter uma agenda é fundamental. Pode ser a tradicional de papel, no computador ou num aplicativo de celular. O importante é que você marque não só tudo o que precisa fazer, mas também o tempo necessário e realista para cada atividade. Não se esqueça de dar uma esticadinha nesse tempo somando os minutos gastos em deslocamentos e visando possíveis imprevistos, como trânsito ou atraso numa consulta médica. Ao organizar a rotina dessa maneira, você não sobrecarrega seu dia.

Não deixe o futuro escravizar você

É fundamental ter objetivos e metas, mas o futuro não deve governar integralmente a nossa vida. O presente é o único tempo que temos verdadeiramente. Quanto maior a nossa conexão com o aqui e com o agora, mais sentido enxergaremos naquilo que fazemos e mais equilibrados serão os nossos dias.

Desopile a mente com diversão e fofura

Ponha mais música na sua vida! Coloque a sua playlist preferida e dance, enquanto faz alguma tarefa. Cante durante aquele trajeto pesado no trânsito. Jogue videogame, uma tática ótima para se desconectar dos momentos de pressão. Evite assistir programas tensos, conversar sobre assuntos pesados e, sobretudo, participar de discussões infrutíferas na internet, coisas que só vão gerar mais angústia. Para desacelerar e elevar o nível de serotonina no organismo, assista a vídeos divertidos, fofos, leves.

FONTES: Christiane Vilhena, psicóloga da clínica Versare Psicologia & Coaching, em Niterói (RJ); Deborah Toschi, sócia-diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, de São Paulo (SP); Flávia Motta, coach do Instituto Viver o Bem-Estar, em Vila Velha (ES), e Marcela Rangel, especialista em inteligência emocional e psicologia positiva, do Rio de Janeiro (RJ)