Topo

10 razões que mostram por que você precisa se amar antes de amar alguém

Se você se ama, fica muito mais gostoso amar alguém - Getty Images
Se você se ama, fica muito mais gostoso amar alguém Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

05/09/2017 04h00

Amor próprio é sinônimo de autoestima em dia, de se conhecer bem, de saber destacar as qualidades e lidar bem com os defeitos, de ter uma visão realista de si e dos outros. Se você se ama de verdade é capaz de amar melhor outra pessoa, por vários motivos:

1. Enxergar a relação com lentes realistas

O autoconhecimento permite que a gente saiba o que deseja ou não de um relacionamento, bem como para onde quer conduzi-lo. Nem sempre é possível controlar a situação, mas você tem mais preparo para lidar com possíveis problemas ou decepções.

2. Valorizar a individualidade (a própria e a do outro)

Quem se ama batalha para conseguir o melhor da vida: bons projetos, amigos fiéis, autonomia financeira, um trabalho gratificante, um propósito para seguir em frente. Independentemente de obter ou não o amor de alguém. Fortalecendo a autoestima, estamos mais preparados para compreender que o outro também tem a sua individualidade, seus desejos e sonhos. Duas metades não formam uma laranja. Pessoas inteiras formam um casal mais forte.

3. Fazer escolhas sensatas

Quando você começa a se amar, torna-se uma pessoa mais seletiva e ponderada, o que conduz a uma busca por relacionamentos maduros, saudáveis e equilibrados. Dificilmente há o risco de entrar em uma relação doentia, pois entende o amor como uma troca e faz questão de impor limites claros sobre o que gosta ou não.

4. Entender como gosta de dar e receber amor

Qual é a sua melhor forma de demonstrar amor? Compartilhando experiências? Elogiando? Sendo sensível às necessidades do par? E o que espera do outro: zelo, mimo, companhia? A autoestima permite responder essas dúvidas com mais exatidão.

5. Ter noção dos pontos fortes

Se você é ciente das suas qualidades, tem mais força emocional e pode descobrir o que desperta a atenção das pessoas, dobrando a sua capacidade de atrair o amor.

6. Oferecer o melhor de si

Ao se amar em primeiro lugar, você se torna capaz de oferecer ao outro o que tem de melhor dentro de si, em vez de uma identidade fragmentada e confusa. Você entra na na vida de alguém para somar e acrescentar.

7. Estimular o outro a evoluir

Quando você se ama, passa a estimular quem está do seu lado a melhorar e a te olhar como um espelho. Assim, podem crescer emocionalmente juntos.

8. Não sufocar o outro com inseguranças

Em geral, pessoas de baixa autoestima não se sentem merecedoras de amor. São céticas, carentes, desconfiadas e acabam transferindo suas inseguranças para o outro, com cobranças e ciúmes. Algumas, diante da dificuldade de amarem a si mesmas, tentam que o par prove a todo momento seus sentimentos, sem nunca se contentarem. E esperam coisas que o par jamais poderá dar, porque são necessidades que elas mesmas precisam suprir.

9. Bancar quem se é

Não é necessário buscar o tempo todo a aprovação do ser amado, pois a autossuficiência já é o bastante para se sentir bem. A satisfação pessoal e a paz interior, proporcionadas pelo amor próprio, anulam a necessidade da preocupação excessiva com a opinião alheia.

10. Não colocar a felicidade na mão de alguém

Uma autoestima saudável não exige que a pessoa busque um amor que a preencha e a faça se sentir valorizada e querida. Um relacionamento não é encarado como uma tábua de salvação. Ao iniciar um romance com alguém, a pessoa que se ama em primeiro lugar pode se apresentar mais completa, sem expectativas que a tornem chata, pegajosa e carente.

FONTES: Adelsa Cunha, psicóloga e coautora do livro “Por todas as formas do amor” (Ed. Ágora); Adriana Gandini Pezzuol, psicóloga, terapeuta integrativa e fundadora do espaço Caminho Sol e Luz, em São Paulo (SP); João Alexandre Borba, psicólogo, palestrante e master coach, do Rio de Janeiro (RJ), e Marina Simas de Lima, consultora de relacionamento do Match Group LatAm, detentor dos aplicativos e sites de relacionamento ParPerfeito, OurTime, Divino Amor, SingleParentMeet e G Encontros