Comportamento

Quer ter mais visibilidade no trabalho? Ponha em prática estas 11 dicas

Getty Images
Exercite sua simpatia: com colegas diretos ou que você cruza no elevador, apenas Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

05/09/2017 04h00

Marketing pessoal não é lustrar o ego ou querer aparecer. A ideia é se destacar de maneira positiva, sem arrogância ou atropelar colegas. Isso pode ser feito de maneira simples e natural com as estratégias a seguir:

Ouse

Às vezes, por medo de errar ou ser alvo de críticas, o que você faz? O mínimo? Corre para o banheiro? Nada? Pois saiba que, em vez de se preservar, você está se escondendo. Sem se atrever a se arriscar, fica difícil crescer ou surpreender. Dê ideias, apresente propostas, faça o seu melhor. Se tiver que pagar mico ou sofrer algum tipo de rejeição, que seja. Mas faça! A cada tentativa aumentam suas chances de acertar.

Trate bem os outros

Todo mundo aprecia conviver com pessoas naturalmente agradáveis e, principalmente, flexíveis. Se você souber lidar com os mais tipos diferentes de personalidade, certamente conseguirá transitar por diversos grupos. Trate todo mundo de maneira igual, independentemente do cargo. Sorria, seja gentil. Vale a pena, ainda, envolver-se em atividades voluntárias ou culturais, que geram conexões e aprendizados.

Deixe sua marca

Aposte na autenticidade, mostre quem você é, descubra seu estilo e siga-o, dizendo o que pensa. Se descobrir sua própria forma de fazer isso sem desrespeitar os outros, será aquele tipo de pessoa que é convidada para eventos e projetos importantes. Os demais perceberão que você é do tipo que faz a diferença no ambiente. Sendo alguém melhor, você torna o lugar melhor.

Seja interessante

Como isso é possível? Nunca parando de aprender e investindo em conteúdo. Não adianta querer só aparecer. O discurso não pode ser vazio. Procure saber o que está acontecendo no mundo, acompanhe sites e blogs confiáveis, se interesse pelos assuntos dos outros, alimente sua bagagem cultural. Isso tudo proporciona repertório para conversar e interagir com pessoas de todos os estilos, idades e vivências.

Afugente o mau humor

Ranzinzas têm uma certa notoriedade, mas de maneira negativa. Seus problemas pessoais são só seus, assim como não tem nada de interessante reclamações sobre o tempo, a crise, o transporte. Conviver com uma pessoa que só reclama é uma tortura. Procure ser otimista! Uma postura positiva contribui com o ambiente e, de quebra, melhora sua imagem.

Circule

Fazer contatos é essencial, todo mundo sabe disso. É um passo que se inicia ali mesmo, na sua sala de trabalho. Procure transitar por todos os setores e conhecer o maior número de pessoas possível na sua empresa. É sempre uma possibilidade de ampliar o próprio mundo.

Capriche naquilo que faz

Cumprir as tarefas com qualidade e no prazo demonstra profissionalismo. Atividades que são aparentemente simples devem ser feitas com o mesmo cuidado empregado nas complexas. Sempre que possível, entregue mais do que foi pedido. O profissional que não se atém ao que foi solicitado e está sempre em busca de entregar “algo a mais” é aquele que será lembrado como acima da média.

Não sirva de divã para os colegas

Ter um bom relacionamento com as pessoas, ajudá-las e demonstrar solidariedade em situações difíceis são atitudes que fazem parte do dia a dia de um ser humano de qualidade. Porém, transformar-se no “ombro amigo” dos colegas e palpitar em seus relacionamentos amorosos, brigas de família e problemas financeiros pode promover situações constrangedoras. Ofereça apoio sem envolver-se demais em assuntos íntimos. Preserve-se!

Lembre-se de usar sua boa educação 

Chame as pessoas pelo nome, levante-se da sua cadeira para cumprimentar um colega pelo aniversário, dê bom dia a todos. Não precisa fazer um estardalhaço, mas imprimir seu toque pessoal faz diferença. Além de usar as três sentenças mágicas --"com licença", "por favor", "muito obrigado"--, tome cuidado com comportamentos inconvenientes: caminhar com pressa sem olhar para o lado, se jogar na frente dos outros nos elevadores, ignorar funcionários de outro setor, ficar no celular durante o almoço com colegas ou na reunião.

Jamais critique uma pessoa

“Nem quando a crítica for construtiva?”. Não! Inevitavelmente, a crítica vai produzir no outro uma reação de defesa, pois é direcionada à pessoa. Já a reclamação é voltada ao fato e provoca uma busca de solução. Portanto, a dica de ouro é: em vez de criticar a pessoa, reclame do fato em si. E mais: se quer construir uma marca de sucesso, certifique-se de como quer que se lembrem de você. Jamais exponha alguém, qualquer que seja o status dessa pessoa. 

Sua palavra deve valer ouro

Nunca faça promessas que não pretende cumprir. Exemplos: “Eu ligo para você amanhã”, "respondo até às 16h”, "nunca mais vou atrasar um prazo", "só dessa vez" etc. Quebrar pequenas promessas diárias mina sua credibilidade e arranha a sua imagem. Sempre cumpra uma promessa feita, por menor que ela seja.

FONTES: Branca Barão, palestrante e consultora do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Emocional), em Campinas (SP), e autora do livro "8 ou 80 - Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você!" (DVS Editora); Celia Spangher, headhunter e consultora organizacional, de São Paulo (SP); Kelly Beltrão, assessora de imprensa, especialista em gestão da Comunicação nas Organizações e CEO da KB Comunicação, no Rio de Janeiro (RJ), e Maria Elisa Moreira, especialista em psicologia organizacional e do trabalho e mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, do Porto (Portugal)

 

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