Topo

Sotaque é o que mais atrai em namoro com estrangeiros, diz pesquisa de app

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

05/09/2017 12h13

Encontrar o amor fora do país está cada vez mais fácil, graças à internet e, hoje, aos aplicativos de paquera. Mas quais são as vantagens de namorar alguém que fala outra língua e vive outra cultura?

Segundo uma pesquisa realizada pelo app Tinder, com mais de 35, 5 mil pessoas que usam o aplicativo em 5 países da América Latina, incluindo o Brasil, o "tempero" está no sotaque.

Tanto os homens (78,4%) quanto as mulheres (75%) que responderam à pesquisa acham que sotaque é sexy. "Sotaques podem ser sexy porque sugerem a ideia de ser diferente e intrigante. Pesquisas psicológicas indicam que mistério pode ser muito atraente tanto no começo quanto durante um relacionamento romântico", explica a Dra. Jess Carbino, socióloga do Tinder.

Os 26% de mulheres e 15% de homens que se relacionam com pessoas de fora pelo app disseram que o principal benefício de se relacionar com estrangeiros é a oportunidade de conhecer uma nova cultura.

Os mais populares

O país favorito do pretendente para 33% dos homens e 39% das mulheres é os Estados Unidos. Se tivessem que escolher um país da América Latina, 44% dos homens e 43% das mulheres brasileiras gostariam de namorar um “hermano” argentino.

Amor regionalista

Mais de 50% de homens e mulheres preferem namorar com alguém que tenha as mesmas origens culturais. No Brasil, a barreira da língua (44% das mulheres e 38% dos homens) e a compreensão das nuances culturais (26% das mulheres e 29% dos homens) são consideradas as principais dificuldades associadas ao relacionamento com um estrangeiro.

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado em julho de 2017 e contou com mais de 35.500 participantes (8.213 mexicanos, 2.588 colombianos, 3.616 argentinos, 3.025 chilenos e 18.109 brasileiros), sendo todos eles usuários do Tinder, com idade entre 18 e 40 anos. A pesquisa foi realizada e conduzida pelo Tinder.