Topo

Facebook divulga anúncios pró-vida e ferramenta para prevenção do suicídio

O Facebook está fazendo esforços para combater o suicídio em setembro - Getty Images
O Facebook está fazendo esforços para combater o suicídio em setembro
Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

13/09/2017 10h25

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio — motivo pelo qual o Facebook mudou o conteúdo de alguns de seus anúncios na linha do tempo dos usuários.

Os espaços reservados a propagandas de produtos estão, pontualmente, sendo substituídos pela divulgação das ferramentas que a plataforma lançou em março de 2017 para combater a depressão e a ideação suicida.

Além disso, os ads irão oferecer informações sobre grupos de apoio para quem está sofrendo com depressão. O centro de segurança da rede social também acaba de ganhar uma nova seção com mais recursos para a resolução de conflitos emocionais online — tanto para quem está sofrendo com pensamentos suicidas quanto para quem tem um amigo ou conhecido passando pela situação.

O Centro de Prevenção ao Suicídio do Facebook - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O Centro de Prevenção ao Suicídio do Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

De acordo com o comunicado da diretora global de segurança do Facebook, Antigone Davis, as alternativas foram desenvolvidas pela empresa em parceria com organizações de saúde mental.

O Facebook também está monitorando os padrões de posts dos usuários para reconhecer aqueles que estão passando por dificuldades psicológicas e anunciou que tem um time de plantão 24 horas ao redor do mundo para oferecer apoio a casos de maior risco.

Mesmo assim, a plataforma incentiva que amigos que reconheçam mudanças de comportamento usem as seções de comentários e as mensagens para entrar em contato e ajudar. Através do centro de segurança, é possível encontrar informação também sobre como conversar adequadamente com quem está vivendo um problema semelhante. É possível acessar o centro de prevenção ao suícidio da rede através do facebook.com/safety/suicideprevention.