Existe posição sexual perigosa? Saiba quando você precisa ter mais cuidado

Já pensou precisar interromper o sexo para ir ao Pronto-Socorro? Não tem nada mais anticlímax do que perceber que, no meio do vaivém, o pênis do parceiro fra-tu-rou. Consegue imaginar a dor?

Em maio deste ano, um caso desses aconteceu: um homem de 36 anos sofreu uma fratura em três pontos diferentes do pênis enquanto transava. O caso, que aconteceu na Tanzânia, foi descrito pelos médicos como algo "muito raro".

O paciente contou que estava com a sua parceira em cima dele, quando o pênis saiu da cavidade vaginal. Ao tentar penetrar novamente, o órgão escorregou, atingindo a área perianal da mulher. O homem ouviu um estalo, sentiu dor e perdeu rapidamente a ereção. Após exames, os médicos concluíram que ele havia rompido dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso, além de ter uma lesão na uretra.

As posições mais arriscadas

Lesões desse tipo estão associadas ao sexo: um estudo sobre fratura peniana divulgado pelo National Center for Biotechnology Information, dos Estados Unidos, afirma que 57,2% dos pacientes que já passaram por esse problema tiveram a fratura enquanto o pênis estava ereto.

O sexo é caracterizado pelo vaivém que vai da cabeça à base do pênis. Qualquer movimento diferente pode gerar uma fratura. O mais comum é que ela aconteça quando a mulher está por cima, já que fica mais difícil que o homem reaja com rapidez diante de um movimento doloroso.

Além disso, posições em que não há o visual do parceiro, como estar de costas para ele durante a penetração —o caso da cowgirl invertida—, podem facilitar esse tipo de trauma porque a mulher não consegue perceber se há um desconforto.

cowgirl invertida
cowgirl invertida Imagem: Lese Pierre

Fazer sexo em pé também pode trazer riscos. Se a mulher, que estará com as pernas em torno do homem, cansar ou se o parceiro perder um pouco da força no braço durante o vaivém, causando uma queda na pelve durante a penetração, o risco de fratura existe.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Melissa Baltazar/Universa

Relações sexuais mais intensas, em que o pênis sai por completo e entra muito rápido, podem fazer com que o homem se machuque ou lesione a parceira.

A fratura pode ser causada até durante a masturbação, se o homem tiver problemas de ereção e fizer movimentos acelerados e bruscos.

Como é a lesão

Como se trata de um órgão sem osso, o que acontece não é exatamente uma fratura e, sim, uma lesão na túnica albugínea. Essa pele cobre e protege todos os vasos sanguíneos da região que permitem que o pênis fique ereto.

Quando ela se rompe, libera uma grande quantidade de sangue, deixando o pênis extremamente inchado e curvado para um dos lados. O resultado pode até ser chamado de pênis berinjela, devido à semelhança com o legume.

Continua após a publicidade

O que fazer

Fraturas no pênis são raras mas, se perceber os sintomas, o homem deve procurar atendimento médico imediatamente. Se demorar a buscar ajuda, o paciente pode ter complicações, como cicatriz peniana e disfunção erétil.

O tratamento mais indicado geralmente envolve cirurgia. O pós-operatório geralmente dura entre 30 e 60 dias e exige cuidados para que o membro desinche e cicatrize.

Fonte Lilian Fiorelli, ginecologista especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia pela USP.

Com conteúdos publicados em 18/10/2021 e em 27/05/2023.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes