Topo

Verde, amarelo ou vermelho: quais sinais indicam que uma paquera é cilada

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

19/09/2017 04h00

No amor, é natural ficar com o radar ligado, para evitar se machucar. Mas, na busca por sinais, podemos errar e interpretar como ruim algo que significa apenas um momento do passado daquela pessoa. Veja como distinguir essas situações, com a ajuda dos psicólogos Cecília Weiller Bastos, Fabiana Kurbhi, Guilherme Alexmovitz e Maria Angélica Sadir.

Ser divorciado

Sinal verde: não é um indício para cair fora. Muitos casais se divorciam, após terem sido felizes por um tempo juntos. A separação pode ser vista como sinal de coragem de ter deixado uma relação já estabelecida, porque não era mais saudável para os dois. Sem contar que quem se separa carrega uma experiência, o que, em geral, é positiva para novas relações.

Já traiu

Sinal amarelo. é preciso entender o contexto da traição, se isso rolou apenas uma vez ou se várias vezes. A princípio, não é motivo para evitar se relacionar com a pessoa, pois qualquer um em um relacionamento monogâmico pode pisar na bola. O que é preciso descobrir é como a pessoa se sentiu após o ato e o que aprendeu com o comportamento e a consequência dele.

Mora com a mãe

Sinal amarelo: um adulto pode morar com a mãe por diferentes razões. Por exemplo, se ela precisa de cuidados especiais, caso esteja juntando grana para investir em algo próprio, se estiver temporariamente por lá após uma separação ou crise financeira, se a localização facilita o deslocamento para o trabalho... Só é preciso perceber se a pessoa está disposta a ser independente. 

Não está trabalhando

Sinal verde: com a crise econômica, essa situação é muito comum, infelizmente. Há mais procura do que oferta de empregos. Até você pode estar passando por isso ou pode vir a passar. Só é sinal vermelho se a pessoa nunca trabalhou ou nem pretende encontrar um emprego, porque indica imaturidade e dificuldade em tocar a própria vida.

Mostra que é machista 

Sinal vermelho: um bom lugar para descobrir um machista é o Facebook. Se você viu uma postagem recente, por exemplo, é cilada. Não dá para ficar com alguém que se acha superior apenas porque nasceu homem. Se é um post antigo, dependendo do conteúdo, pode valer uma conversa para entender se a pessoa mudou. E se você nem precisa de rede social para descobrir, pois ele nem disfarça nos comentários machistas, não vale a pena dar chance. 

Tratou alguém mal e não viu problema nisso

Sinal vermelho: alguém que não percebe que está sendo desrespeitoso com os outros não vai perceber quando for com você. Não ver problema em agir assim, é indício de que ele não está a fim de melhorar. É preciso considerar isso como um alerta de um possível relacionamento abusivo.

Falar o que as outras parceiras faziam na cama

Sinal vermelho: se ele usa o passado com outras mulheres para fazer comparações entre você e elas, é sinal de que não está respeitando a intimidade das antigas namoradas ou a história que viveram juntos. E isso pode acontecer com você, caso terminem. Quem fala muito, geralmente, não filtra para quem dizer. Ou seja, ele pode estar contando só para você (para bajular), mas também escancarado a vida sexual de outra pessoa para os amigos.