Topo

Vai pedir demissão? Veja como terminar com seu chefe numa boa

Não demore a anunciar sua saída - Getty Images
Não demore a anunciar sua saída Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para o UOL

27/09/2017 04h00

Ao pedir demissão da maneira correta, você será lembrado não só pelo profissional que foi, mas também pelo bom relacionamento que desenvolveu com colegas. Deixar as portas abertas é importante: o meio corporativo é muito dinâmico e reencontros são prováveis. Veja a seguir as dicas dos coaches Ana Lisboa, Eduardo Salomão Junior e Paulo Cota para terminar bem a sua relação com a empresa.

1. Cuidado com a conversa de corredor

Assim que decidir sair da empresa, não conte aos colegas antes de falar com seu gestor -- você não vai querer ele saiba por outras pessoas, né? A conversa de corredor também pode criar expectativa nos funcionários sobre a vaga que vai (ou não) abrir.

2. Não demore para anunciar a saída

Quanto antes você comunicar a sua demissão, melhor. É para que o gestor tenha tempo de pensar em uma substituição ou mesmo um realocamento interno. Falar logo demonstra preocupação com a empresa e respeito com o chefe. 

3. Agende 30 minutos de conversa com seu chefe

É para ser objetivo: diga que você se capacitou ao longo desse tempo na empresa e, agora, está pronto para se arriscar em outra oportunidade. Combine um prazo para a sua saída, tentando equilibrar as necessidades do novo emprego e as do atual. Por fim, agradeça pela posição que ocupou.

4. Deixe as mágoas para lá

O momento é de desligamento profissional, não de lavar roupa suja. Deixe os problemas no passado. Se ao longo do tempo em que esteve na empresa você não mencionou as insatisfações, não será agora que fará isso, certo? Destaque apenas o aprendizado que teve e a sua evolução como profissional e como pessoa.

5. Ajude seu substituto

Mostre-se disponível para ajudar a pessoa que ficará no seu lugar. No mundo corporativo, os reencontros são frequentes e se o acaso te proporcionar um desses, será gratificante ser recebido de braços abertos pelo colega e ouvir: “Quando ele deixou a empresa, me ensinou muito.”

6. Ouça a contraproposta com atenção

Se receber uma contraproposta, não recuse logo de cara. Peça de um a dois dias para avaliar e responder. Mais do que isso pode causar uma expectativa desnecessária. Se decidir sair mesmo assim, agradeça e explique seus motivos para insistir no novo desafio.

7. Nunca fale mal de colegas ou da empresa

Antes ou até mesmo depois de sair, caso você encontre seu chefe em alguma ocasião, não exponha colegas que ainda estão na companhia ou fale mal da empresa. Não há razão para queimar o seu filme na saída.