Comportamento

Sem vontade de transar? Conheça os principais inimigos da libido feminina

Getty Images
Alterações hormonais, estresse e uma noite de sono mal dormida podem influenciar a libido feminina Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

30/09/2017 04h00

A libido é responsável por impulsionar os nossos desejos, inclusive o sexual. Mas nessa parte, especificamente, esse anseio não vem com tanta naturalidade. É preciso alguns truques e incentivos para liberá-la, principalmente no caso das mulheres.

Segundo a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini, do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), enquanto os homens têm uma libido espontânea, para elas, acontece ao ser estimulada.

Veja os principais inimigos do desejo sexual feminino, que vão desde a mesmice de um relacionamento até menopausa.

Dormir mal

A má qualidade do sono traz prejuízos para a saúde em geral. O desejo sexual, nesse caso, é afetado diretamente. Quando dormimos pouco, o cansaço toma conta e a irritabilidade pode contribuir para a falta de disposição para o sexo.

Estresse

O estresse libera hormônios que aumentam a concentração de cortisol e adrenalina, que nos deixam em estado de alerta. Nessas condições, quem é que consegue relaxar para aproveitar o sexo? Além disso, um estresse crônico induz o aparecimento de depressão e ansiedade, outros fatores que, combinados ou não, prejudicam o desejo sexual feminino.

Drogas

O consumo de álcool em excesso e outras drogas (lícitas ou não) interferem na libido. Muitas drogas são depressoras do sistema nervoso central. Outras, apesar de estimulantes, prejudicam na percepção da mulher, essencial para que ela sinta desejo. 

Getty Images

Menopausa

A queda de hormônios, como o estrógeno, que começa a acontecer com a menopausa, prejudica o desejo sexual feminino. Para as mulheres que chegaram nesta fase, o ideal é procurar o ginecologista e conversar sobre soluções de reversão.

Disfunções sexuais

As disfunções sexuais podem ter fundo fisiológico e/ou psicológico, e precisam ser investigadas e tratadas. As principais são a dor durante o sexo, que podem ter causas variadas, e anorgasmia, ausência de orgasmo, em mais de 70% das relações. Diante de condições como essas, fica difícil ter disposição e vontade de transar.

Vergonha

Fruto de uma educação repressora, preponderante do universo feminino, a vergonha pode estar relacionada a falta de conhecimento do próprio corpo. Apenas quando sabemos onde e como gostamos de ser tocadas, é possível ter uma relação prazerosa. Só assim podemos saber qual é o caminho para sentir as sensações corporais ligadas ao sexo.

Mesmice

O cansaço do dia a dia somado a uma rotina maçante, principalmente quando estamos em relacionamentos estáveis, gera preguiça sexual. Para manter a motivação, é importante estimular a libido. O que vai excitar é algo bem particular para cada mulher. No geral, os especialistas falam sobre procurar coisas diferentes, como novos filmes e brinquedos erótico e até mesmo uma viagem para estar em um novo ambiente. 

Fontes: Flávia Fairbanks, ginecologista e obstetra da Sogesp ((Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo)); Sheila Reis, psicóloga, sexóloga e membro da Sbrash (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana), Ítor  Finotelli, psicoterapeuta e especialista em gênero e sexualidade pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
"Fui marmita de traficante"
BBC
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Astrologia S/A
do UOL
Redação
Redação
Redação
BBC
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
do UOL
Topo