Topo

9 hábitos de casais felizes - e juntos há muito tempo!

Hábitos saudáveis ajudam a contornar a rotina e os momentos de crise conjugal - Getty Images
Hábitos saudáveis ajudam a contornar a rotina e os momentos de crise conjugal Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

13/10/2017 04h00

Quem entra numa relação espera que a vida a dois dure uma eternidade. Mas os anos passam e a gente acaba descobrindo que a convivência com outra pessoa não é tarefa das mais fáceis. O fim, já sabemos: as separações e divórcios acontecem nas melhores famílias.

Porém, a maioria dos casais dribla as dificuldades e se mantém firme e forte, anos a fio. Boa parte do sucesso dessa turma está em hábitos saudáveis que ajudam a contornar a rotina e os momentos de crise conjugal. Aqui, listamos 9 segredos que podem fazer a diferença no dia a dia de marido e mulher.

Leia também:

Dar espaço para o outro

A individualidade não precisa morrer quando nasce um casal. Aliás, manter na agenda momentos só para você traz benefícios para toda a relação, como garante quem não abre mão de um tempo exclusivo. "É importante deixar cada um fazer o que gosta, ter seu espaço, sem ciúmes", avalia Yara Menezes, empreendedora, que soma 16 anos de relação com o marido Denis.

Conversar o tempo todo

Diálogo é imprescindível para que qualquer relacionamento se fortaleça, seja ao vivo ou virtualmente. "Gostamos de saber como é o dia do outro. Sentamos e nos ouvimos todos os dias. Também nos falamos muito pelo WhatsApp, seja para assuntos sérios, seja para provocações, brincadeiras mais ousadas", revela a advogada Natasha Lemos, há 22 anos casada com Flavio.

Falar abertamente

E a conversa entre casais não precisa e não deve ter barreiras, sentimentos reprimidos ou mentiras. "O bom mesmo é aquela conversa aberta, sem limites, sem vergonha", aponta a gerente Francismara Primon Voltarelli, casada há 21 anos com Guto.

Não competir

Assumir um relacionamento é assumir uma parceria com uma pessoa importante. Não faz sentido, então, encarar o par como um competidor, testando quem é superior em "n" situações. "Aqui, um sempre incentiva o outro. E aplaude o sucesso como se fosse seu! Porque, como casal, a gente tem que sempre se ajudar, ser parceiros mesmo. Amor também é isso: saber aplaudir", defende a editora Débora Zanelato, numa relação de 12 anos com o marido Bruno.

Não expor os problemas para a família

Já disse algum sábio que "só quem está dentro de uma relação sabe como ela realmente é". Ou seja, os outros não têm que dar pitaco em nada. "Não comentamos nossa vida, nem nossos problemas, para o resto dos parentes, principalmente com os pais dele. Também não brigamos na frente de ninguém", afirma Cristina Santos, redatora, casada há quase 19 anos com Ricardo.

Ter momentos sem filhos

Quando a família cresce, marido e mulher sofrem um baque na rotina, o que muitas vezes afeta a relação. Investir em um tempo a sós, sem as crianças por perto, é importantíssimo para muitos casais. "Buscamos manter momentos a dois, sem os filhos, e tentamos sair pelo uma vez por semana. Também viajamos só nós, de vez em quando", conta a jornalista Daniele Zebini, há 11 anos com o marido Danilo.

Pensar como o outro

A relação ganha força extra quando ambos estão comprometidos em fazer o melhor pelo companheiro, em todas as ocasiões. "O grande segredo é você se colocar no lugar do outro, além de muito diálogo, a presença de Deus em nossas vidas e de muita cumplicidade", aponta o professor Rogério Costa, que já completou bodas de prata com a esposa Scheilla.

Não dormir brigados

Quem convive tanto tempo junto não escapa de briguinhas. A solução, para muitos casais, é resolver tudo no mesmo dia. "Quando nos desentendemos, nunca vamos dormir sem resolver o 'enrosco'", afirma a engenheira e empresária Alessandra Garcia, que está junto do marido Cleber há 18 anos.

Dar muita risada

Se o entorno é desanimador, nada melhor do que buscar alegria junto da pessoa amada. "Em alguns momentos, somos duas crianças malucas. Temos tanta intimidade, confiança. Inventamos música, cantamos, dançamos. Isso nos mantêm fortes e apaixonadas. Rir juntas muda tudo num mundo onde só temos notícias cruéis e tristes", acredita Karlinha Lannelongue, da área de atendimento, casada há 1 mês com Françoise, numa relação que já dura 14 anos.