Comportamento

6 perguntas para fazer ao par de vez em quando e manter a relação saudável

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração com o UOL

23/10/2017 04h00

O diálogo é base de todo relacionamento sadio, mas nem sempre a correria do dia a dia permite que as pessoas desenvolvam conversas verdadeiras e profundas. Algumas perguntinhas simples, mas muito eficientes, podem não só melhorar a comunicação entre o casal como aumentar o vínculo e a intimidade. Veja seis exemplos:

"Como foi seu dia hoje?"

Parece uma pergunta boba e simplória. Porém, o princípio de qualquer relacionamento se chama ‘Rapport’, termo para designar uma atitude de curiosidade, empatia e respeito pelo universo do outro. Ter interesse pelos pontos positivos e negativos da rotina do par provoca acolhimento e bem-estar, ainda mais quando o casal só tem a chance de conversar direito à noite.

"Você gostaria de falar sobre algo que te incomoda?"

Pode soar como chamada para uma DR, mas o intuito é dar espaço para o outro desabafar, tirar um peso das costas, abrir o jogo seja lá sobre o que for. Não basta só ouvir o outro, mas sim saber escutá-lo profundamente, sem interromper, propor soluções ou dar opiniões pessoais.

Leia também

"Posso ajudar?"

Casais cúmplices não consideram que o problema de um diz respeito exclusivamente à pessoa. Mesmo que o problema em questão seja profissional, só o fato de mostrar interesse genuíno já conforta o par E ajuda pode vir de diversas formas, desde um apoio maior para aliviar a carga nas tarefas domésticas, por exemplo, até propor algum passeio ou tomar conta dos filhos para o que o outro consiga relaxar. Muitas pessoas se acham autossuficientes e evitam pedir auxílio, por isso o fato de receber uma pergunta como essa fortalece o vínculo e promove a segurança de poder contar com alguém em qualquer momento para resolver as coisas.

“Quais são os seus sonhos?”

Planejar o futuro é um ponto muito importante nas relações. Em meio às demandas do dia a dia, parar e perguntar ao outro sobre seus sonhos, objetivos e metas pode levar o relacionamento a outros patamar, fazendo com o que o casal se aventure em novas experiências e crie oportunidades para momentos mais felizes a dois.

“Podemos tirar alguns minutos para conversar sobre a vida?”

Viver no piloto automático cria uma espécie de "neblina" que impede as pessoas de se enxergarem realmente. Hoje em dia, o fato de estarmos sempre conectados ou ocupados com inúmeros afazeres diários acaba limitando o contato real com o par. Dedicar alguns minutos do dia apenas para divagar sobre a vida, a relação e o futuro cria um significado de respeito ao modelo de mundo do outro e ajuda na tomada de decisões do casal.

"Você poderia me ouvir?"

Pedir um espaço para o outro te ouvir é bem diferente do que disparar um desabafo atrás do outro sem dar a chance de o par se preparar. Compartilhar não quer dizer transferir responsabilidade ou pedir que o parceiro resolva seus problemas, mas sim ser acolhido, se aconselhar, deixar o outro saber sobre suas aflições. Muita gente espera que o par interprete, advinhe ou perceba suas preocupações e incômodos, mas nem todas as pessoas têm essa sensibilidade. A comunicação deve ser clara, eficaz, sem rodeios.

FONTES: Alexandre Bortoletto, psicólogo, psicoterapeuta e trainer na SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística); Carmen Cerqueira Cesar, psicoterapeuta e terapeuta de casais, de São Paulo (SP), e Triana Portal, psicóloga clínica e terapeuta de casal, de São Paulo (SP)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Bloomberg
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Agência Estado
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
do UOL
BBC
Topo