Topo

Você ri na pior hora possível? Entenda por que isso acontece

Você cai na gargalhada nas situações mais inusitadas? - Getty Images
Você cai na gargalhada nas situações mais inusitadas? Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

24/10/2017 04h00

Situações: ao ver alguém rolando escada abaixo, em vez de ajudar, você cai na gargalhada. Quando leva uma bronca, não importa o quanto a outra pessoa esbraveje, pode ser que você, simplesmente, ria. Velórios? Também já riu, mesmo querendo apenas chorar em solidariedade. E há explicações para isso.

Para relaxar

Em momentos de estresse emocional grandes, o corpo usa a risada para aliviar um pouco da tensão. Rir em uma situação triste ou de pressão, significa que o nosso corpo está trabalhando para criar uma situação mais amena.

Gargalhada solidária

Inconscientemente, ao rir você pode querer estar ajudando quem está passando por uma situação ruim. A risada libera endorfina, o que nos deixa mais relaxados e diminui a dor. É como se, mesmo por pouco tempo, você quisesse desviar o foco do acontecimento desagradável.

Quando é doença

Em casos raros, a pessoa pode ter uma doença chamada afeto pseudobulbar, que faz rir e chorar sem controle. O problema pode ser um sintoma de acidente vascular cerebral (AVC), tumor no cérebro ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), esclerose múltipla, demência e traumatismo craniano.

Só para ser legalzão

Muitas vezes, nossas risadas não têm a ver com algo engraçado. Como somos seres sociais, podemos querer rir só para sermos legais e firmarmos amizades. Rir une as pessoas. E precisamos nos sentir pertencentes a um (ou mais) grupo. Sabe aquelas pessoas que riem de tudo? São altamente sociáveis.

Risada é remédio

Rir relaxa, diminui o risco de infarto e a concentração de açúcar no sangue. Para o lado emocional, reduz o estresse, a raiva, a ansiedade, melhora o humor e a autoestima. Por tudo isso, hoje, os hospitais usam o riso como auxiliar no tratamento e na melhora dos pacientes.

Rir dá barato

O riso pode provocar uma sensação semelhante à causada pelo uso de drogas ou álcool. A área do cérebro ativada pelo riso é a mesma que proporciona a sensação de prazer dada por essas substâncias.

Morrer de rir não é só uma expressão

Um ataque de riso sem hora para acabar pode levar à morte, mesmo! O mais famoso caso é o do inglês Alex Mitchell, que morreu em 1975 de insuficiência cardíaca, após rir por 25 minutos, enquanto assistia a uma série de comédia. O quadro, conhecido como hilaridade fatal, pode gerar graves consequências: os tecidos pulmonares se dilatam a ponto de se romperem, ocasionando falta de ar, engasgamento, desmaios, enfisema e até problemas cardíacos. Pessoas que sofrem de asma ou que tenham aneurisma cerebral pertencem aos grupos de maior risco. 

Acabou a graça

Para dar um basta aos ataques de riso na hora errada, os especialistas sugerem: respire fundo para oxigenar melhor o cérebro e desviar a atenção do motivo. Morder os lábios também pode ajudar, assim como sair do ambiente ou se afastar do que causou a crise e distrair a mente com um pensamento mais sério, como o trabalho que ficou pendente no escritório.

FONTES: psicólogas Andreza Vicentini Buzaid e Valéria Cristina Ribeiro. Marcos Lopes, neurocirurgião. Paulo Takeshi Nakano, coordenador da Neurologia do Hospital São Camilo. Rita Martins, psicanalista.