Topo

Não nasceu para ser chefe? Você pode ter sucesso mesmo assim

Recusar cargo de liderança pode ser uma opção - Getty Images
Recusar cargo de liderança pode ser uma opção Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Rita Trevisan

Colaboração para o UOL

10/11/2017 04h00

Em um mercado extremamente competitivo, onde muita gente não mede esforços para se destacar, considerar a possibilidade de recusar um cargo de chefia pode parecer um contrassenso. Mas a verdade é que nem todo mundo está pronto para assumir uma gestão. E está tudo bem se você fizer parte desse grupo. Basta que saiba se posicionar na empresa, para não minar outras possibilidades de crescimento.

Veja também

Dá para ter sucesso sem mandar em ninguém

Ser líder implica em delegar tarefas, motivar a equipe, corrigir falhas dos outros, entre outras tantas atribuições. E se você não se vê nessa posição, hoje, não há motivo algum para se sentir obrigado a aceitar uma promoção para um cargo de gerência ou direção. Mesmo sem estar à frente de um time, você pode continuar se aprimorando profissionalmente.

“Há pessoas que desejam ter uma carreira com foco técnico e não hierárquico e, se bem treinadas e aproveitadas nesse campo, tornam-se profissionais estratégicas dentro da organização, bem remuneradas e que fazem a diferença nos resultados da empresa”, afirma Antonio Carlos Rodgrs: consultor empresarial, especialista em RH, pós-graduado em gestão de negócios.

Realização pessoal conta muito

Embora as empresas tenham planos para seus colaboradores, especialmente os que atuam em funções mais importantes, o que os especialistas ressaltam é que cada profissional deve ter autonomia na condução da própria carreira. Assim, é fundamental que as decisões sobre os rumos que você vai tomar dentro da companhia estejam de acordo com o seu propósito de vida, com as metas estabelecidas para o futuro, a médio e longo prazos. E se assumir um cargo de chefia, nesse momento, parece ser um empecilho para a sua realização, não se sinta constrangido em não aceitar a proposta.

Medos precisam ser investigados

Por outro lado, vale a pena investigar porque você não quer se tornar um chefe. Pode ser que não tenha clareza das suas metas e que tenha simplesmente criado mitos a respeito dos profissionais que estão nessa função. Por exemplo: aceitar que o chefe não é apenas o que controla e pune, mas também aquele que dá a muitas pessoas a oportunidade de se superarem continuamente, pode ser uma maneira de trabalhar as suas próprias crenças limitantes. “O que não é bom é ficar na zona de conforto, permanecer estagnado. Você também pode crescer em uma empresa ganhando novas atribuições ou mudando de setor. É preciso buscar conhecimento sempre”, diz Christian Barbosa, empresário, escritor e especialista em produtividade.

Como dizer ‘não’ e ainda causar uma boa impressão

Se chegar à conclusão de que você realmente não deseja assumir um cargo de liderança, é interessante pensar na forma de comunicar isso ao seu superior. Afinal, lá na frente, pode ser que você mude de ideia, e é sempre bom deixar as portas abertas para possíveis oportunidades. “Dizer que não se sente preparado é um tiro no pé, pois todos nós devemos estar preparados para novos desafios na vida. Melhor que isso é reafirmar o seu interesse em continuar na empresa, porém, investindo em um foco diferente do que foi proposto pela chefia”, afirma Rodgrs.

Você pode dizer, por exemplo, que tem a intenção de se aprimorar tecnicamente e de oferecer esse conhecimento à empresa. E completar que, estando em um cargo de chefia, teria menos oportunidade para isso, pois precisaria dividir o tempo entre desenvolvimento técnico e a liderança de pessoas. “Aproveite e mostre um plano de carreira para o seu líder e peça a ajuda dele para implementar esse projeto”, indica o especialista.

Fontes: Antonio Carlos Rodgrs: consultor empresarial, especialista em RH, pós-graduado em gestão de negócios. Christian Barbosa, empresário, escritor e especialista em produtividade. Fernanda Saez, coach comportamental e de vendas.