Topo

Como desapegar dos amigos que não têm mais a ver com você

É normal as amizades mudarem ao longo da vida - Getty Images
É normal as amizades mudarem ao longo da vida Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para o UOL

24/11/2017 04h00

Vocês viveram ótimos momentos, mas, com o passar do tempo, acabaram se afastando, seja por que os interesses se tornaram distintos ou por que um percebeu que o outro não lhe fazia tão bem. “Poder mudar nossas concepções e ampliar percepções nos torna seres em constante transformação. Caso realmente não se sinta disponível para continuar uma amizade, questione-se: o que pode acontecer se você forçá-la? Talvez não seja saudável para nenhuma das partes”, diz a psicóloga clínica Vanessa Santos. As dicas a seguir vão ajudar a deixar uma amizade falida ir embora.

1. Livre-se da culpa

Pode ser que o motivo pelo qual você queira se afastar não esteja muito claro, mas vale a pena investigar. Responda as seguintes perguntas: A pessoa é leal? É uma amizade sincera? A relação é recíproca? Se as três respostas forem negativas, é preciso aceitar que vocês já não são amigos. “A amizade dura enquanto houver troca, cumplicidade e, principalmente, enquanto houver confiança. Se está faltando algum desses ingredientes é porque a amizade já está fechando esse ciclo”, explica o psicólogo clínico João Alexandre Borba.

2. Afaste-se aos poucos

Para a psicóloga Gabriela Luxo, a melhor forma de se desapegar de um amigo sem ser indelicado com ele é se distanciar aos poucos: não aceitar todos os convites sociais e evitar os amigos em comum – ao menos por um tempo. “Aproveite para sair com aqueles que você combinou várias vezes de fazer algo, mas nunca colocou em prática ou para começar novas atividades, como aquela academia que você prometeu há anos. Dessa maneira, poderá formar novos grupos de amigos”, sugere.

3. Não encare como algo definitivo

Pode ser que essa amizade não esteja fazendo bem neste momento porque vocês têm interesses opostos, mas não significa que nunca mais possa ser legal de novo. “Amigos são pessoas diferentes de nós, em alguns momentos essas diferenças nos levam para caminhos distintos. No futuro, um afastamento pode até representar o fortalecimento dos laços”, fala o psicólogo Tiago Yehia de la Barra.

Veja também:

4. Se necessário, abra o jogo

Só você quer se afastar e o outro continua insistindo na amizade? O jeito é ter uma conversa sincera e respeitosa. “Pode começar por esclarecer o porquê dessa decisão, sempre dando a oportunidade da outra parte também se expressar livremente. Essa conversa pode ser o primeiro passo para a solução do problema que motivou o afastamento, inclusive”, indica o psicólogo Rodrigo Claudino.

5. Resolva suas mágoas só se valer a pena

Se a amizade compensa, vale a pena lavar a roupa suja da relação. Mas se ela não faz sentido algum, essa conversa só vai aumentar o problema e a raiva. E será que é bom gastar sua energia com isso só porque você “precisa falar umas verdades”?

6. Vocês podem continuar amigos nas mídias sociais

Manter ele ali nos seus contatos acalma a curiosidade e é uma forma de acompanhar a vida do outro à distância e perceber, se for o caso, quando é o momento de reavivar aquela amizade. “Deletar a pessoa é uma medida se ela for muito maldosa e te expuser negativamente em rede pública. Caso contrário, devemos saber lidar com pessoas queridas e outras nem tanto”, diz Gabriela Luxo.