Comportamento

Filha de Bruno Gagliasso e Gio Ewbank ganha apoio de famosos contra racismo

Reprodução/Instagram
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank posam com a filha, Titi Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

27/11/2017 13h36

O caso de racismo envolvendo Titi Ewbank Gagliasso mobilizou as redes sociais, anônimos e famosos saíram em defesa da garota. Em um vídeo transmitido em seu perfil do Instagram, a socialite Day McCarthy chama a garota de "macaca".

No último domingo (26), Giovanna agradeceu as mensagens e afirmou que ela e o marido, o ator Bruno Gagliasso estavam tomando as medidas cabíveis. "Racismo é crime, e já estamos tomando as devidas providências perante a lei", escreveu a apresentadora.

Como parte do manifesto, Bruno publicou uma foto da ativista americana Angela Davis com a seguinte frase da intelectual: "Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista". "Por você, por mim, por nós...", escreveu o artista, deixando claro que preconceituosos não passarão.

Em seu canal no YouTube, Gio já havia contado que só entendeu o que era desigualdade racial de fato há um ano quando trouxe Titi do Malawi, na África, para viver com ela e com o marido no Brasil.

"A Titi chegou me ensinando uma porrada de coisas, fazendo um furacão na minha vida. Sempre soube que existia desigualdade racial, o preconceito, mas não estava perto de mim, não sentia. Não tinha essa noção. Hoje em dia, quando entro em um restaurante quero ver quantos negros estão sentados, comendo no mesmo local que eu. Nos ambientes em que estou quero ver quantos negros e negras estão comigo. Meu objetivo de vida é que a Titi seja a mulher mais feliz do mundo, empoderada, que lute pelos seus direitos, que sirva de inspiração para crianças e outras mulheres negras."

A mulher de Bruno ainda falou sobre a importância de todos, independente do sexo e da cor, de lutarem por causas sociais. "Nunca fui racista, mas não fazia nada pela causa. Hoje, o que mais quero é alertar a população, abrir os olhos das pessoas para essa questão. Deus precisava me dar uma chacoalhada, no Bruno, nas pessoas que estão ao nosso redor. Minha preciosidade hoje é a Titi e quero que ela seja maravilhosa, lute por tudo o que ela quiser".

Foi em uma viagem para o Malawi que Giovanna conheceu sua filha, Chissomo, apelidada de Titi, em 2016. Durante um ano e meio, a atriz foi mais de dez vezes para o país por conta dos tramites de adoção.

Veja também

No ar em "O Outro Lado do Paraíso", como Raquel, uma jovem negra, moradora de um quilombo que se tornará juíza, a atriz Erika Januza manifestou seu apoio à Titi. "O amor incomoda, a felicidade incomoda. Triste são os, ignorantes que gastam seu tempo e energia para diminuir seu semelhante. Semelhante sim. Somos todos humanos. O que nos diferencia é o caráter. Estas mentes sujas só mostram quem é o menor nestas histórias de preconceito."

 

A post shared by Erika Januza (@erikajanuza)

 

 

 

 

 

 

on

 

Rapper e ativista da causa negra, Mc Soffia saiu em defesa de sua fã.

 

Luan Santana pediu para conhecer Titi. "O anjo desceu do céu, encontrou um lar e se disfarçou de bailarina. Me vêê..quero te conhecêêê."

 

A post shared by Luan Santana (@luansantana) on

André Marques fez questão de exaltar o amor e a pobreza de espírito de pessoas que ainda usam a cor da pele para julgar o outro. "Porque, né? Não sei. Não entendo. Amor, paixão, doçura, afeto não tem idade nem tempo nem cor. Que algum dia na vida, Deus deixe uma pessoa pobre de espírito, infeliz talvez, receber esse sorriso cheio de luz. Seria bom pra ela. Ela, a ' infeliz'no caso. Porque para quem é do bem ou 'só normal' já merece esse lindo sorriso. Acredito na força divina e na força das pessoas do bem", escreveu o apresentador.

 

A post shared by Andre Marques (@euandremarques)

 

 

 

 

on

 

"Princesa linda! Te amo pelo simples fato de você ser assim como eu", escreveu Thammy Miranda:

 

A esposa de Matheus Verdelho, Shantal Abreu compartilhou uma frase do ativista Martin Luther King:

 

“I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. I have a dream that one day every valley shall be exhalted, every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight, and the glory of the Lord shall be revealed, and all flesh shall see it together. This is our hope. This is the faith that I will go back to the South with. With this faith we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood.” *MARTIN LUTHER KING

A post shared by Shantal Verdelho (@shantal)

 

 

 

 

on

 

Indignado com os atos de racismo praticados diariamente no Brasil, o ator Sérgio Malheiros usou suas redes sociais para se manifestar. "Fiquei profundamente abalado vendo uma criança tão linda ser atacada pela falta de humanidade e burrice de alguns poucos sem amor... Triste e lamentável que em 2017 ainda tenhamos que ouvir esse tipo de coisa. Espero sinceramente que essa senhora seja levada à justiça e desejo toda paz de espírito possível pra essa família."

 

O ator Fábio Assunção denunciou os ataques criminosos em sua página do Instagram. "Meu apoio a todos que sofrem pelo racismo. Este post hoje me deixou de estômago embrulhado, passando mal. Que a justiça seja feita."

 

 

A post shared by Fabio Assunção (@fabioassuncaooficial)

 

 

 

 

on

Infelizmente, o racismo não é uma exclusividade de Titi. Recentemente, o jornalista William Waack da Rede Globo durante uma transmissão, usou a expressão ‘isso é coisa de preto’ ao reclamar do barulho de uma buzina e foi 

O ator Diogo Cintra foi espancado por bandidos, após seguranças de um terminal de ônibus não o defenderem por conta de sua cor de pele; a atriz Taís Araújo foi ridicularizada por dizer que seu filho é vítima do racismo, os funcionários do supermercado "Extra" fizeram blackface na última semana como ação da "Black Friday"

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Blog da Morango
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Bloomberg
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Agência Estado
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
Topo