Topo

Reservar uma hora por dia para fuçar no Facebook melhora sua produtividade

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

03/12/2017 04h00

Melhor do que dar só uma “olhadinha rápida” no Face, entre um parágrafo e outro do seu relatório, é separar um tempo maior do seu dia para as redes sociais. Não é conversa para enganar o chefe, não. Para não prejudicar o foco, o seu cérebro precisa entender quando você está fazendo uma pausa e quando está trabalhando.

“Quando estou fazendo quatro coisas simultaneamente, faço uma de cada vez, na verdade. Ao parar o meu trabalho para olhar a mídia social, o meu cérebro precisa se reorganizar para mudar o foco. Quando volto ao trabalho, eu tenho que rever o que já fiz, para me concentrar novamente”, conta Geronimo Theml, coach e autor do livro “Produtividade Para Quem Quer Tempo” (Editora Gente).

Leia também

 

Por isso, você vai render mais se passar uma hora ininterrupta do seu dia nas mídias sociais e dedicar o restante da jornada ao trabalho. Veja mais sugestões:

De olho no relógio

Já tentou calcular quanto tempo você gasta no dia, sem perceber, com essas visitas rápidas ao Facebook, Instagram ou e-mail pessoal? “O nosso tempo é limitado, mas o nosso prazer e curiosidade, não”, conta Marina Carvalho, coach de produtividade e qualidade de vida. A especialista diz que, quando ela mesma passou a ter consciência de que estava perdendo seis horas diárias nas mídias sociais, improdutivamente, levou um susto.

“Imagine o que uma pessoa é capaz de fazer com esse tempo a mais!”, lembra. E o prejuízo, além da improdutividade, é a falta de concentração, déficit de memória e ansiedade, alerta Marina.

Esteja consciente

Passar uma hora direto navegando na internet a esmo é só uma da possibilidades. Para outras pessoas, pode funcionar melhor quebrar esse tempo em várias pausas ao dia. A Técnica Pomodoro, criada pelo italinos Francesco Cirillo, defende que a produtividade aumenta quando você trabalha numa tarefa ininterruptamente por 25 minutos e descansa por 5 minutos.

Vale testar para ver se essa quantidade de tempo funciona para você – não tenha receio em acrescentar mais tempo de trabalho e de pausa, se for preciso. Por exemplo, 50 minutos focado e 10 minutos descansando.

Planejamento já!

Termine o seu dia com uma lista do que precisa ser feito no dia seguinte. No decorrer do expediente, anote quantos blocos de 25 minutos (ou o tempo que estipulou) foram necessários para cumprir cada uma. Ao repetir essa rotina por algumas semanas, você vai descobrir quanto tempo gasta em cada atividade e conseguirá estimar melhor os prazos de entrega.

Tecnologia ajuda

Você pode cronometrar trabalho e pausas pelo celular ou com aplicativos de produtividade, como o Pomodoro Timer Lite (Android) e BeFocused (iOS). O ideal é ficar com o cronômetro na sua frente, para acompanhar o tempo rolando. Na hora da pausa, ainda que você sinta-se bem para continuar trabalhando, a dica é parar, nem que seja para esticar as pernas ou dar uma rápida olhada no WhatsApp.

“Quando você faz pausas, tem mais foco, reduz as dores musculares, cansaço, irritação. Também tem uma resposta melhor para as situações estressantes e melhora o humor”, conta Leandro Passos, coach de produtividade de alta performance.

6 dicas para ser mais produtivo


1. Whatsapp: deixe as notificações de grupos no modo silencioso por um ano. Coloque blocos de horários para o uso, por exemplo, três vezes ao dia, por 30 minutos. E faça uma seleção do que você vai responder ou não, porque nem sempre dá para responder tudo em meia hora.

2. No Facebook, não se prenda ao feed de notícias e deixe o Messenger offline. Ao entrar na rede durante suas pausas, saiba o que você quer ver.

3. Cuidado com o hábito de stalkear ou ficar lendo comentários de notícias ou posts durante as pausas do seu trabalho. Tem gente que adora acompanhar uma treta on-line e não consegue se desligar.

4. Checar e-mails pessoais duas vezes ao dia, no máximo. “Ao abri-los, responda-os na hora. Coloque os que necessitam de maior atenção e demandam mais tempo na sua lista de prioridades”, indica Monica Motta, Consultora Empresarial e Business Coach.

5. Desative as notificações do seu celular durante o período de trabalho.

6. No YouTube, você pode aumentar a velocidade do vídeo, para finalizá-lo mais rápido. Basta clicar no botão “Detalhes” (ícone de engrenagem) e clicar em “Velocidade”.