Topo

Grupo de mulheres quer abolir o desconforto na hora de ir ao ginecologista

Reprodução/Yona
Imagem: Reprodução/Yona

Do UOL

06/12/2017 10h44

Toda mulher sabe o quanto um exame ginecológico pode ser desconfortável. Porém, três designers e uma engenheira americanas acreditam que não precisa ser assim. Batizado de Yona, este grupo propõe o exame pélvico mais humanizado, a começar pelo temido espéculo (mais conhecido como bico de pato).

Veja também

Segundo o Yona, este objeto precisa ser repensado após 200 anos. A proposta é uma revolução em uso, formas e materiais. O novo espéculo é de silicone, com formas mais arredondadas e não precisaria abrir tanto a vagina para visualizar a parte interna.

O novo espéculo ginecológico - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas não é só isso. Toda a experiência de um exame ginecológico deve ser revista, acredita o grupo. Consultórios mais confortáveis, abordagem mais acolhedora, além de orientações mais claras a importância destes exames sem que a conversa seja constrangedora ou invasiva garantiriam que menos mulheres “fujam” das consultas periódicas e prevenção de graves doenças.

As meninas do Yona - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O projeto, ainda em fase de desenvolvimento e debates, está pedindo que as mulheres compartilhem não somente suas experiências ruins em exames, como seus desejos para que eles fiquem bem longe do desconforto. Para isso, o Yona criou até uma hashtag #spreadit (#espalhe) e promete quebrar mais esse tabu na rotina feminina.