Topo

'Tenho orgasmos na academia'; por que isso não é lenda nem fantasia?

Exercícios como o leg press podem ativar músculos do assoalho pélvico - iStock
Exercícios como o leg press podem ativar músculos do assoalho pélvico Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

25/06/2023 04h00

O que para muitas pessoas é apenas um exercício de leg press, para a engenheira Nathalie é uma fonte de prazer. Há alguns anos, ela começou a perceber que exercícios de perna que forçavam seus músculos ao extremo provocavam algo além do cansaço.

"Quando eu chegava nesse estado de estar fatigada e me dava um negócio, um 'tuin', como se estivesse me masturbando", lembra ela, que por algum tempo tentou ignorar o que sentia.

Até que um dia, enquanto fazia abdominais, decidiu ver se conseguia ir até o fim.

"Estava fazendo, comecei a sentir um tesão e pensei: 'vamos ver se realmente chego no orgasmo'. Não fui nem até os 20 abdominais. Sorte que eu estava sozinha na sala."

Isso já foi cientificamente comprovado

Você provavelmente está pensando agora que a história de Nathalie é mentira. Como alguém poderia ter orgasmo fazendo exercícios?

Mas isso pode sim acontecer e ela não é a única: um estudo publicado em 2011 na revista científica "Sexual and Relationship Therapy", confirmou a existência do chamado "orgasmo induzido pelo exercício".

A pesquisa não diz quão comum é isso entre as mulheres, mas entrevistou 530 mulheres que relataram algum tipo de prazer ligado à prática de atividades físicas.

"Os exercícios mais comumente informados como indutores de orgasmo foram abdominais, escaladas e levantamento de pesos", diz a pesquisa, conduzida por Debby Herbenick e Dennis Fortenberry.

O fato de mulheres também alçarem o orgasmo durante o parto também tem a ver com os estímulos ao músculo da região, ressalta a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira.

"São exercícios que estimulam o músculo coccígeo, que é o músculo do assoalho pélvico, englobando a região da bacia, vagina e ânus. O pompoarismo, inclusive, nada mais é do que a contração e relaxamento desse músculo", explica.

Assim como Nathalie, a maioria das mulheres que participaram do estudo não estava fantasiando ou pensando em alguém quando o prazer aconteceu.

A pesquisa não identificou porque algumas mulheres sentem prazer malhando e outras não. Então, não está claro como ativar isso.