Topo

6 dicas de Mica Rocha para colocar o amor-próprio em primeiro lugar em 2018

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

21/12/2017 04h00

Autora de sucessos como "Manual da Fossa", Mica Rocha inspira seus mais de 500 mil seguidores no Instagram com tiradas para lá de sinceras de situações que todos nós vivemos no dia a dia e que vão muito além de relacionamentos amorosos. Em seu novo livro, "Manual do Amor-Próprio" (Benvirá), lançado na primeira semana de dezembro, mais uma vez ela aborda temas comuns, como briga com o espelho, crise profissional e familiar. 

Leia também:

"Final do ano é tempo de repensar e estabelecer novas metas, promessas. Tem essa coisa de renovação, então gosto de lançar livro nesta época, porque as pessoas estão mais abertas para receber novidades, informação e procurar esse tipo de autoconhecimento para melhorar no próximo ano", disse ao UOL

E já que a nova obra de Mica fala sobre buscar o amor-próprio, não há momento melhor, segundo ela, do que a transição de um ano para o outro, quando podemos recomeçar e "dar um novo gás". Por isso, a seguir, ela deixa as seis principais lições para começar 2018 com o pé direito nesse quesito! 

Mica Rocha, autora de "Manual do Amor-Próprio" (Benvirá) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mica Rocha, autora de "Manual do Amor-Próprio" (Benvirá)
Imagem: Reprodução/Instagram

1. Pegue leve com você

"Quando ligamos o botão da autocritica podemos ser cruéis. Precisamos reconhecer cada vez mais nossas dificuldades, mas isso não pode virar um hábito para se colocar para baixo. Tal atitude tem de ser usada a nosso favor, para melhorar, sempre." 
 

2. O espelho é nosso amigo 

"Não precisamos amar tudo em nós mesmos, mas saber valorizar aquilo que temos de melhor é um ótimo exercício. Nem toda barriga sarada é feliz! Estar com o corpo de determinado jeito não é sinal de sucesso ou plenitude. Bom mesmo é estar em paz com o que somos e temos."
 

3. Estabeleça metas reais

"Escreva num papel ou no celular o que você gostaria de realizar em 2018. Talvez suas metas mudem ao longo do tempo, mas é importante ter sempre à mão a direção para onde quer levar a sua vida. Afinal, você é a única pessoa que pode fazer do ano que vem por aí o melhor possível!"


4. Limpe os relacionamentos 

"Saiba identificar e deixe os relacionamentos tóxicos para trás. Por que continuar saindo com aquela pessoa que não te faz bem? E por que continuar cultivando amizades que só trazem coisas negativas? É hora deixar apenas boas pessoas ao seu redor. São apenas essas que farão diferença na sua vida." 
Mica Rocha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram


5. Seja otimista

"Não precisa achar tudo maravilhoso ou rir de todas as situações. Ser otimista é estar sempre em movimento, pois apenas assim conseguimos solucionar problemas e resistir aos momentos difíceis." 


6. Confie em você

"Já parou para pensar quanto tempo gastamos pensando no que esperam de nós? Isso faz com que a gente viva para os outros e acabe se esquecendo dos próprios desejos e objetivos. Repense e confie nas suas decisões e escolhas. O seu caminho é trilhado por você ou pelo outro?"