Topo

11 táticas que deixarão sua vida mais organizada em 2018

Não confie apenas na sua memória. Tenha tudo o que precisa fazer à vista e anotado em uma agenda ou um planner - iStock
Não confie apenas na sua memória. Tenha tudo o que precisa fazer à vista e anotado em uma agenda ou um planner Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração com o UOL

02/01/2018 04h00

Se você sofre com a falta de organização no trabalho e costuma estar sempre com a lista de tarefas atrasada, não precisa se desesperar. O que falta é um pouquinho mais de disciplina e foco, características que fazem muita diferença no fim de um dia.

Por isso, listamos 11 táticas que você pode adotar para se tornar uma pessoa bem mais organizada. É só começar para o resultado aparecer em duas semanas!

Tenha uma agenda

Não confie apenas na memória. Tenha tudo o que precisa fazer à vista e anotado em uma agenda ou um planner. Registre compromisso, tarefas, pendências, tudo. Reserve um tempo para organizar a programação da semana, organizando todos seus compromissos, inclusive os pessoais. Fazendo isso, você tem noção exata de como será a semana.

Defina metas 

Além da lista de tudo o que precisa ser feito, eleja também quais são suas metas. Desta forma, você vai saber que na segunda-feira, por exemplo, tem determinado número de tarefas que realmente precisam ser executadas, conseguindo programar melhor o uso do seu tempo.

Veja também

Comece pelo mais importante

Em vez de pensar: "são só 5 minutinhos para responder e-mails" e acabar se enrolando com um monte de atividades imprevistas (e que sempre parecem urgentes), dedique o início do dia para executar o que elegeu como prioridade. Concentre-se nisso.

Acompanhe sua performance

Avalie constantemente como anda sua evolução. Antes de terminar o trabalho ou o dia, analise quais metas foram cumpridas e o que ficou para a manhã seguinte. Esse balanço vai permitir que logo, logo você dimensione melhor o tempo necessário para executar as tarefas e programe só o que é possível cumprir, sem atrasar entregas ou deixar pendências.

Livre-se das distrações

Redes sociais, vídeos e textos que pipocam aqui e ali são uma armadilha. Para garantir o foco e conseguir cumprir tudo o que precisa fazer naquele dia, desconecte-se de Facebook, Instagram, Twitter e plataformas de vídeos. Defina na agenda um horário especificamente para consumir esse tipo de informação, mas evite deixar as redes ativas simultaneamente ao trabalho.

Organize seu espaço

Uma mesa bagunçada é um convite para distração e perda de foco. Deixe tudo no lugar e mantenha à vista somente o que vai usar naquele momento.

Automatize funções

Opte pelo débito automático de contas, programe a coleta de encomendas, use sistemas de gestão, ou seja, adote a tecnologia para realizar tarefas que você teria que executar manualmente. Com isso, você não perde prazos, nem o controle das situações - e ainda ganha tempo para se dedicar a outras atividades.

Delegue

Delegar funções aumenta a sua produtividade. Mais que isso, quando divide os afazeres urgentes ou importantes com a equipe, você demonstra confiança, o que eleva o engajamento de todo o time. Quanto mais delega, mais tempo terá para resolver aquilo que realmente merece ser resolvido naquele dia e que só você poderá fazer.

Cuidado com o perfeccionismo

Qualidade é importante - sempre! Mas diz o ditado que "o ótimo pode ser inimigo do bom". Desejar tarefas perfeitas significa ficar refazendo detalhes e aperfeiçoando projetos que já poderiam ter sido entregues. Não se cobre demais e libere a agenda para novos afazeres.

Inspire-se nos outros

Conhece alguém - um parente, um amigo - superorganizado? Combine um café e peça ajuda, pergunte suas dicas para que você possa melhorar. Se não tiver ninguém com esse  perfil por perto, apele para os vídeos e tutoriais nas plataformas online. Há muitos especialistas dando dicas por aí.

Comemore os avanços

É importante se sentir motivado para continuar mantendo o fluxo. Quanto mais conseguir cumprir suas tarefas sem estourar o prazo ou deixá-las para o dia seguinte, mais se sentirá estimulado a seguir na jornada de ser mais organizado. Por isso, comemore cada conquista, cada mudança de comportamento e atitude.

Fontes: Adriana Gattermayr, head coach da Gattermayr Coaching & Training; Angelina Stockler, sócia-diretora da ba}STOCKLER; Bruno Almeida, psicólogo e coach; Eduardo Mendes, sócio do grupo Master Mind Brasil; Lívia Marques, psicóloga organizacional e clínica, com foco em terapia cognitiva comportamental; Maura Attui Salvador, empresária e proprietária do Merci Bistrô; Sidnei Batista, coach e diretor da Távola do Saber.