Comportamento

Melhora o sexo e reduz ansiedade: conheça cinco exercícios de respiração

Bárbara Therrie

Colaboração para o UOL

02/01/2018 04h00

A respiração é algo tão natural que, na maioria das vezes, ignoramos o poder que ela tem sobre a mente e o organismo. Toda vez que inspiramos, energizamos e nutrimos o nosso corpo. Quando expiramos, relaxamos e eliminamos toxinas físicas e emocionais. Com benefícios que vão do aumento do bem-estar a diminuição do estresse, a respiração pode nos ajudar em vários momentos da vida.

A pedido do UOL, dois instrutores de respiração e ioga ensinam 5 exercícios para se dar bem na entrevista de emprego, reduzir a ansiedade, curtir o sexo, se acalmar após uma briga e ter mais criatividade. 

1. Antes de uma reunião ou entrevista de emprego

Ao participar de uma reunião ou entrevista, é comum perdermos a naturalidade por nos importarmos com o que os outros vão pensar de nós. A "Respiração do Hum" é uma técnica que, conjugada com um som, pode auxiliar a dissolver o ego e trazer mais calma nessas horas:

  • Feche os olhos e traga a atenção para a região do tórax. Tome algumas respirações profundas
  • Comece o exercício inspirando profundamente e, ao expirar pelo nariz, emita um som HUMMMMM (pronuncia-se RUUUMMM, prolongando o som da letra M)
  • Repita por até 10 vezes
  • Relaxe a respiração ao final, tomando respirações normais antes de voltar a abrir os olhos
  • Dica: A técnica pode ser feita em qualquer lugar. Se preferir um lugar reservado para não chamar a atenção de ninguém, você pode praticá-la no banheiro, por exemplo.

2. Para combater a ansiedade

Quando estamos ansiosos precisamos nos desligar do que está acontecendo no exterior e voltar para dentro de nós, para aquele espaço calmo e sereno onde nos revigoramos. Para trazer a atenção para o seu interior, podemos fazer um exercício chamado "Bhramari" (som das abelhas):

  • Feche os olhos e sente-se confortavelmente com a coluna reta
  • Coloque os dedos indicadores sobre a cartilagem das orelhas empurrando-as para dentro, de modo que você não consiga mais ouvir os sons externos (não é preciso pressionar muito forte)
  • Inspire lentamente pelo nariz
  • Expire fazendo o som “mmmmmmmmmm” mantendo as cartilagens das orelhas pressionadas
  • Inspire pelo nariz e expire fazendo esse mesmo som e pressionando a cartilagem das orelhas
  • Repita mais uma vez e relaxe mantendo os olhos fechados por alguns minutos, apenas observando o que está acontecendo dentro de você

3. Para curtir melhor o sexo ou orgasmo

Para aproveitar o sexo ou o orgasmo, é importante viver o momento presente, estar com a mente tranquila e bem consigo mesmo. O estresse drena a nossa energia e pode, inclusive, afetar a libido. Aprenda a "Respiração do Fogo":

  • Feche os olhos e sente-se com a coluna reta
  • Inspire suavemente pelo nariz expandindo o abdômen e expire ativamente pelo nariz levando o umbigo para dentro em direção à coluna
  • Devagar, vá aumentando a velocidade
  • Imagine uma locomotiva a vapor ganhando cada vez mais velocidade
  • Faça 3 rondas de 20 expirações
  • Ao terminar a terceira ronda, relaxe mantendo os olhos fechados por alguns minutos e perceba o que está acontecendo dentro de você

4. Depois de uma briga

Após uma briga ou discussão, a raiva é o principal sentimento que permanece no nosso sistema. Expressar sentimentos negativos pode ferir os outros, mas guardá-los também é prejudicial. O que fazer com essas emoções fervendo dentro de nós? Pratique a "Respiração Consciente":

  • Ao perceber que você está com raiva ou com qualquer outra sensação negativa, tome uma respiração longa e profunda pelo nariz, com os olhos abertos
  • Tome consciência dessa emoção, sinta essa raiva e expire pelo nariz
  • Inspire novamente. Observe o que você está sentindo e expire conscientemente
  • Continue tomando inspirações e expirações lentas, profundas e conscientes. Logo essa sensação irá desaparecer
  • Dica: O exercício pode ser realizado em qualquer local logo depois da discussão.

5. Para ter mais criatividade

Para sermos mais criativos é preciso treinar a mente, por isso, a meditação é essencial. No entanto, às vezes é difícil meditar com um turbilhão de pensamentos. A "Respiração das Narinas Alternadas" (Nadi Shodhana Pranayama) ajuda a diminuir a agitação antes da meditação:

  • Feche os olhos e sente-se confortavelmente com a coluna reta
  • Descanse a mão esquerda sobre a coxa com a palma da mão voltada para o alto
  • Leve os dedos médio e indicador da mão direita entre as sobrancelhas
  • Apoie o polegar direito sobre a narina direita e o anelar sobre a narina esquerda
  • Feche a narina direita e expire todo o ar pela narina esquerda
  • Inspire pela narina esquerda, feche a narina esquerda com o pulmão cheio;
  • Abra a narina direita e solte todo o ar
  • Inspire pela direita, feche, troque de narina e solte o ar pela esquerda
  • Inspire novamente pela esquerda, feche e troque, solte o ar pela narina direita
  • Continue fazendo isso por uns 5 minutos aproximadamente, trocando de narina sempre que o pulmão estiver cheio
  • Ao final, relaxe as mãos sobre as pernas e permaneça com os olhos fechados por mais alguns minutos

Para meditar:

  • Continue sentado com a coluna reta e os olhos fechados
  • Tome inspirações lentas e profundas pelo nariz
  • Observe os sons do ambiente e perceba sua mente e os seus pensamentos
  • Não se apegue aos pensamentos e não tente acalmá-los, com o tempo eles se acalmam por si só
  • Fique assim por 10 ou 15 minutos
  • Abra os olhos devagar e com a mente calma e revigorada use sua criatividade

Fontes: Adriana Ambrósio, instrutora de respiração e meditação da Organização Internacional Arte de Viver e Tiago Monteleone, professor de ioga e coordenador da Sri Sri Yoga School
 

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