Comportamento

A reação da família de Artur a sua transição é um exemplo para todos

Reprodução/ Facebook
Artur Monterisi contou na noite de Natal sobre sua transição a sua família Imagem: Reprodução/ Facebook

Helena Bertho

do UOL

06/01/2018 19h18

Artur Monterisi tem 20 anos, estuda administração e está fazendo sua transição de gênero há pouco mais de seis meses. Apesar das mudanças em sua aparência, porém, a maior parte da sua família ainda não sabia da novidade. Até a ceia de Natal, quando ele reuniu coragem e contou para todos de uma vez.

A reação da família não podia ser melhor: todos vibraram de alegria, como dá para ver no vídeo compartilhado por Artur, e uma tia até gritou "nasceu", quando ele contou seu nome masculino.

Veja mais

"Eu estava com medo. Tremia durante todo o tempo que falava. Então quando todos vibraram, eu assustei. Foi um susto bom", contou ele em entrevista ao UOL.

Vendo a novela, sua mãe já suspeitava

Artur está no primeiro ano da faculdade e começou a transição no meio do ano. "Era meu primeiro ano, as pessoas nem me conheciam e no meio do ano eu fui lá e mudei. Mas não teve nada de ruim. Nenhuma pessoa foi desrespeitosa ou me afrontou", lembra.

Em casa, sua mãe foi a primeira a saber ainda em junho. "Ela assistia a novela na época, que tinha o Ivan, e contou depois que quando via, lembrava de mim. Tinha até falado para meu pai se preparar porque ia acontecer comigo". Então quando contou, ela nem se surpreendeu.

Depois foi a vez de sua vó, com quem passou uma semana nas férias de julho. "Ela tinha visto uma foto minha como homem e perguntou. Quando contei, disse que me amava de qualquer jeito, independente do gênero".

Repercussão também está sendo positiva

Mas como mora fora, ele não teve oportunidade de encontrar com o resto dos parentes para dar a notícia. O Natal foi a primeira oportunidade.

Como a família toda estava reunida, ele quis aproveitar a oportunidade. "Perguntei para minha mãe e ela disse que não tinha problema, porque a família toda já suspeitava e indicava uma aceitação". Fato que se confirmou na hora.

Artur compartilhou o vídeo do momento para seus amigos no Twitter e foi dormir. No dia seguinte, 80 mil pessoas já haviam assistido. Ele ainda planejava contar para a outra parte da família pessoalmente, mas achou que eles saberiam antes. Então postou em seu Facebook, para que os tios que não têm Twitter vissem.

Mais uma surpresa: o vídeo já tem mais de 300 mil visualizações.

"A repercussão está sendo positiva. Claro que tem uns comentários negativos, não tem como fugir, mas a maioria está sendo com muito respeito e carinho", diz ele
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Blog Alto Astral
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
EFE
BBC
EFE
Blog Alto Astral
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
BBC
BBC
BBC
Blog do Fred Mattos
Blog Alto Astral
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
ANSA
Redação
Blog Alto Astral
Redação
Redação
Redação
Da Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
ANSA
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
BBC
BBC
do UOL
Redação
Redação
Topo