Topo

Globo de Ouro: Natalie Portman dá indireta e anuncia prêmio "só de homens"

America Ferrera, de Christian Siriano, e Natalie Portman, de Dior - Getty Images
America Ferrera, de Christian Siriano, e Natalie Portman, de Dior Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

08/01/2018 10h21

Natalie Portman levou a internet à loucura ao apontar o sexismo do Globo de Ouro em uma edição em que a grande estrela era o protesto — majoritariamente feminino — contra os abusos sexuais e a cultura do estupro.

Veja também

A atriz apresentava os indicados ao prêmio de "Melhor Direção", ao lado do ator Ron Howard. Quando o seu parceiro de palco deu a deixa: "estamos honrados de estar aqui para apresentar o prêmio de melhor direção", Natalie aproveitou para pontuar: "Aqui estão os indicados — todos do sexo masculino".

A repercussão da atitude de Natalie foi majoritariamente positiva nas redes sociais, principalmente no Twitter:

"O momento em que Natalie Portman derrubou o microfone. Em poucas palavras, ela apontou porque a representatividade na mídia e nos cargos de liderança é importante".

"Ela realmente fez isso!"

"Quer dizer, só a mãe da Leia Organa [de 'Star Wars'] tem o direito e a coragem para ser tão incrível".

"Oprah foi a frase imperativa, Natalie foi o ponto de exclamação".

"Sempre disse que a Natalie Portman me interpretaria no filme da minha vida, agora estou achando que talvez ela deva dirigi-lo". No entanto, há quem tenha discordado da posição da atriz:

"Ao invés de aplaudir a Natalie Portman, vocês deveriam dizer às diretoras para melhorarem. Prêmios e indicações não são dados baseados nos genitais com que você nasce".

"Está naqueles dias do mês, Natalie Portman? Quão rude ela pode ser? Ela desrespeitou totalmente todos os indicados a Melhor Diretor tentando ganhar alguns pontos de virtude ao reclamar sobre as indicações terem sido todas para homens. Vergonha".

A última mulher a vencer um Globo de Ouro na categoria foi Barbra Streisand, em 1983 — há 35 anos —, pelo filme "Yentl".