Vida no trabalho

5 diferenças entre os profissionais bem-sucedidos e os malsucedidos

Bárbara Therrie

Colaboração para o UOL

12/01/2018 04h00

Para se dar bem na carreira não basta apenas ter um ótimo currículo e muita experiência. É necessário desenvolver uma competência essencial que todas as pessoas bem-sucedidas têm: mover-se todos os dias para alcançar objetivos e sonhos, assumindo a responsabilidade sobre todas as consequências.

Veja também

A seguir, a master coach Gisele Gengo, especialista em psicologia positiva e comportamento humano, e a master coach Liamar Fernandes, instrutora da Sociedade Brasileira de Coaching, comentam cinco diferenças entre profissionais bem-sucedidos e malsucedidos.

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

1. Profissionais bem-sucedidos estão sempre aprendendo

Esse tipo de profissional sabe que a única coisa que o diferencia dos demais é o conhecimento. Ele tem sede de aprender, independentemente de quem vai arcar com os custos da qualificação.

Funcionários que investem em si e fazem cursos e especializações por conta própria, sem esperar pela empresa, demostram pró-atividade, interesse e comprometimento. A aprendizagem contínua é uma das competências fundamentais para o sucesso.

Profissionais malsucedidos acreditam que já sabem tudo

Quando alcança algum êxito na carreira, a tendência do indivíduo é se acomodar. O cérebro prefere acreditar que já sabe todas as coisas, e a pessoa pensa que não precisa mais se esforçar e se mantém na zona de conforto.

Vivemos na era da comunicação e da tecnologia, na qual  as mudanças acontecem a todo tempo. Quem acha que sabe tudo e não se atualiza, rapidamente, transforma-se em um profissional obsoleto.

Muitas vezes, o indivíduo só irá perceber sua estagnação lá na frente e se arrependerá ou culpará os chefes, os colegas e o mundo por seu fracasso na carreira.

Getty Images
Imagem: Getty Images

2. Profissionais bem-sucedidos assumem quando erram

A pessoa que admite quando falha assume a responsabilidade de aprender com o erro para resolver a situação. Ela não o vê como fracasso, mas como oportunidade de crescimento.

Ter a capacidade de solucionar problemas muito difíceis faz com que o profissional assuma riscos cada vez mais complexos. Indivíduos com essas características se desenvolvem muito e aumentam o valor agregado ao serviço que entregam.

Profissionais malsucedidos culpam os outros

Pessoas que atribuem a culpa ao outro não têm consciência de que os próprios comportamentos e atitudes são os causadores do problema. Elas não sabem lidar com obstáculos, e não se responsabilizam por nada nem ninguém. O seu sucesso está nas mãos de fatores externos, como um “chefe perfeito”.

Getty Images
Imagem: Getty Images

3. Profissionais bem-sucedidos sabem perdoar 

Perdoar não significa esquecer, mas dar um novo significado a acontecimentos que trazem emoções negativas, as quais minam a produtividade e o bem-estar corporativo.

O profissional que consegue fazer isso desenvolve inteligência emocional, tornando-se mais flexível e fortalecendo os relacionamentos. Além disso, ele não tem tempo a perder com “picuinhas” do dia a dia.

Profissionais malsucedidos guardam rancor

Pensamentos negativos liberam medos, e o profissional amedrontado funciona no “modo reação”. Quando isso acontece, a pessoa deixa de se preocupar com o bem comum e o que passa a valer é quem está certo ou errado, podendo levar a ressentimentos.

Indivíduos malsucedidos guardam rancor, pois não se empenham para mudar perspectivas e realizar melhorias. Eles querem tudo pronto e fácil.

Getty Images
Imagem: Getty Images

4. Profissionais bem-sucedidos torcem pelo sucesso dos outros

Profissionais de sucesso veem a empresa como se ela fosse um corpo humano, para que funcione, todos os órgãos, veias e células precisam estar bem. Da mesma forma, a companhia só irá prosperar se todas as áreas e colaboradores fluírem.

O funcionário que entende que o sucesso de todos impacta positivamente o meio e contribui para isso também terá êxito.

Profissionais malsucedidos desejam o fracasso do próximo

Pessoas competitivas de forma disfuncional acreditam que o sucesso está ligado aos outros, por isso, quando alguém fracassa, elas se sentem bem.

No entanto, um indivíduo só é bem-sucedido quando usa a competitividade de forma saudável, buscando superar única e exclusivamente a si mesmo, não torcendo para que o outro falhe.

iStock
Imagem: iStock

5. Profissionais bem-sucedidos fazem planos

Eles traçam planos, pois sabem aonde querem chegar. O planejamento faz com que essas pessoas alcancem seus propósitos mais rapidamente, diminuindo riscos, antecipando acontecimentos, preparando-se para os desafios e se fortalecendo diante das dificuldades. Profissionais bem-sucedidos têm objetivos e focam neles até atingi-los. 

Profissionais malsucedidos dão desculpas

Quando o profissional não tem perseverança para conquistar uma meta, seus resultados são tão superficiais quanto suas escolhas, e ele se torna um PhD em desculpas. Esses indivíduos procrastinam porque estão acostumados a justificar o injustificável.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Redação
AFP
Redação
Redação
Redação
ANSA
Redação
do UOL
Redação
Comportamento
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Topo