Topo

Férias sem o par? Pode não parecer, mas faz bem ao relacionamento

Deixar seu amor para trás e partir para um novo destino pode fazer bem para a relação - Getty Images
Deixar seu amor para trás e partir para um novo destino pode fazer bem para a relação Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração com o UOL

13/01/2018 04h00

A saudade sempre ajuda a alimentar uma relação, mas não é só isso. Passar um tempo separados é uma boa estratégia para melhorar a convivência e esquentar o sexo.

A seguir, com a ajuda da terapeuta de casais e de família Gisela Castanho, do psicoterapeuta Luciano Passianotto, e da mediadora de conflitos Suely Buriasco, listamos seis vantagens.

1 - Lembranças do lado bom

Com o passar do tempo, é comum que os casais deixem de se lembrar daquilo que os uniu e do que os faz quererem continuar juntos. A correria do dia a dia e o desgaste natural do relacionamento tendem a “soterrar” o lado bom da relação. Tirar férias separados pode produzir uma saudade doída, mas gostosa, dos momentos felizes a dois, fazendo com que os dois reflitam e renovem a vontade de investir no romance.

2 - Valorização do que realmente importa

Ficar longe um do outro não só provoca uma quebra na rotina do casal como permite que os dois deem um tempo em uma dinâmica viciada. A convivência pode contar com muitos momentos bons, mas também é feita de frustração e de irritações. A saudade gera a oportunidade de refletir sobre o real valor das coisas, tornando as pessoas mais tolerantes e abertas.

3 - Sexo por telefone? Sim ou com certeza?

Para muitos casais, o impedimento de transar porque estão longe fisicamente pode funcionar como um estímulo para a libido. Assim fazer sexo por telefone ou via webcam não só mata um pouco essa vontade como ainda permite que os dois inventem brincadeiras, digam frases ou façam coisas até então inéditas. A agonia pelo reencontro pode render momentos inesquecíveis.

Veja também

4 - Mensagens de texto safadinhas? Também!

O "sexting" costuma ter resultados muito eficientes para animar a vida sexual de um casal. Infelizmente, com o passar do tempo, as pessoas tendem a diminuir essas provocações. Independentemente da distância física, a conexão emocional mantém a intimidade e o vínculo. Trocar mensagens cheias de sacanagem retém a atenção do outro, estimula as fantasias e ainda dá uma dose de coragem para revelar tudo o que se gostaria de fazer na cama, mas não se tinha ousado confessar.

5 - A distância ajuda a colocar a relação em perspectiva

É possível pensar bastante sobre o que se deseja ou não e sobre como agir em prol da relação. Às vezes, quando estamos inseridos em uma situação, não conseguimos ter uma visão clara sobre os acontecimentos, a opinião do outro e mesmo sobre nossa responsabilidade perante os fatos.

6 - Se há uma crise, pode ajudar a refletir melhor

A distância dá uma oportunidade de ver as coisas de uma forma diferente. Quando casais têm uma visão menos abrangente da sua situação, tirar férias separados é uma oportunidade de analisar fatos e sentimentos.