Comportamento

Café, carne de vaca e ketchup: 10 religiões e suas restrições alimentares

Getty Images
Para Testemunhas de Jeová, os aniversários se relacionam com magia e ocultismo, por isso não comem bolo de aniversário Imagem: Getty Images

Marcelo Testoni

Colaboração para o UOL

20/01/2018 04h00

Você já ouviu falar que o hábito de se reunir para fazer as refeições é sagrado. Porém, no prato nosso de cada dia, até os alimentos cometem pecados. Confira uma lista só de excomungados!

Catolicismo

A Igreja Católica do Ocidente orienta os fiéis a evitarem carne vermelha na Quarta-feira de Cinzas, nas sextas-feiras durante a Quaresma (período após o Carnaval) e na Sexta-feira da Paixão. Já os católicos do Oriente costumam ser mais rígidos e dispensam, além da carne, ovos, produtos derivados de leite, bebidas alcoólicas e azeite de oliva. Um dos significados por trás desses jejuns é se autoprivar de prazeres e impulsos.

Veja também:

Islamismo

Para garantir a purificação espiritual, os fiéis devem se abster de bebidas alcoólicas (que, em alguns países, são até proibidas por lei), carne de porco, de animais selvagens, de répteis e de anfíbios, além de frutos do mar, com exceção de peixes com escama e camarões. Durante o Ramadã (o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual), também é proibida a ingestão de alimentos sólidos e líquidos, do nascer ao pôr do sol.

Protestantismo

Com o objetivo de demonstrar fé e provocar um estado de espírito que favoreça a aproximação com Deus, algumas igrejas indicam jejuns esporádicos de bebidas e alimentos tentadores, como café, chocolate e guloseimas em geral. Apenas poucas denominações praticam jejuns regulares, como os adventistas do sétimo dia, que pregam que, na Bíblia, Deus adverte que a carne suína é imprópria para o consumo humano.

Judaísmo

Assim como o islamismo, essa religião tem leis que vetam certos tipos de alimentos, e vai ainda mais além, pois corta qualquer receita que misture carne e leite. Segundo a "Torá" (o livro sagrado dos judeus), Deus disse ao seu povo: “Não cozinharás um bezerro no leite de sua mãe". Quanto à carne de animais conhecidos, não podem a suína, de coelho, de caranguejo, lagosta e camarão. Liberadas mesmo só as carnes de peixes com escamas, a bovina e a de cordeiro.

Budismo

Não existem leis contra nem a favor de alimentos específicos. Quanto à ingestão de carne, a maioria dos budistas segue o preceito de não consumi-la, pois a tradição prega que matar ou causar sofrimento à outra criatura é desonroso. Contudo, existem seguidores que comem carne vermelha, assim como peixe e ovos, mas de forma moderada e até jejuam nos dias de lua nova e lua cheia, como método de disciplina espiritual.

Testemunha de Jeová

Como não comemoram aniversários e Natal, por exemplo, não consomem receitas feitas para essas festividades. Outra restrição diz respeito ao consumo de pão com fermento, que é proibido na Santa Ceia, que ocorre anualmente na Páscoa.

Umbanda

Para seus adeptos, certos tipos de alimentos devem ser evitados para não contrariar as energias de cada orixá e desequilibrar a harmonia espiritual, o que afetaria os filhos de santo de maneira física, mental e espiritual. Portanto, saiba que Exu não gosta de água em excesso. Ogum abomina quiabo. Oxóssi não aceita mel de abelha, Iansã não permite consumir abóbora dentro de casa e Oxalá não pode com dendê ou vinho de palma.

Hinduísmo

iStock
No Hinduísmo, a vaca é considerada um animal sagrado, por isso seus seguidores não se alimentam dela Imagem: iStock

Dispensa não só a carne de vaca, como sugere passar longe de alimentos que tenham se aproximado desses animais, considerados sagrados. As antigas escrituras sagradas ensinam que apenas leite, frutas, legumes, nozes e grãos podem ser consumidos, por não envolverem matança. No entanto, movimentos relacionados, como os hare krishnas, não comem pepinos, ketchup e nada que contenha vinagre, pois os consideram alimentos que fermentam e levam à ignorância.

Espiritismo

Segundo a doutrina, a pessoa que tiver o dom da mediunidade (é capaz de se comunicar com espíritos) deve evitar o consumo de bebida alcoólica e de carne vermelha. A explicação sobre o álcool é que ele atrapalharia a evolução da espiritualidade e contaminaria o passe. Já quanto à carne, o sacrifício de animais intoxicaria o corpo físico, afetando o plano espiritual.

Zoroastrismo

Seus seguidores não comem carnes de mamíferos, como gado, porco e coelho, aves ou peixes ósseos de tamanho grande. Segundo os dogmas dessa religião, esses animais carregam significados espirituais importantes. No entanto, produtos derivados, como leite, ovos, queijo e manteiga, são permitidos, desde que não haja confinamento, exploração e maus-tratos por parte dos criadores.

Fontes: Jorge Kiba, pai de santo na Casa dos filhos do Senhor Xangô e Iemanjá; Fátima Luíza Giro, diretora da área de ensino da Federação Espírita do Estado de São Paulo; Aílton Pereira, porta-voz da Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados dos Testemunhas de Jeová; livros “Orixás na Umbanda”, de Janaína Leite de Azevedo; “Lapso Fatal”, de Joselino Ferreira Gomes, e sites faithandfood.com, authenticgathazoroastrianism.org e jw.org/pt/

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

BBC
Redação
Redação
Blog Alto Astral
Redação
Redação
Blog Alto Astral
Blog Deu Match
Redação
do UOL
Redação
EFE
Blog Extraordinárias
Blog Alto Astral
Blog da Morango
Redação
AFP
Redação
EFE
BBC
Blog Alto Astral
Blog Deu Match
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog Alto Astral
do UOL
Redação
Redação
do UOL
AFP
Redação
Redação
Blog Deu Match
Redação
Blog Extraordinárias
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo