Sexo

Sexo todo dia é bom para insônia e tem ao menos mais 11 vantagens, confira

iStock
Sentir mais prazer pode até reforçar sua saúde Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

21/01/2018 04h00

Além de gostosa, uma boa transa pode trazer uma série de benefícios para sua vida e a do par, refletindo positivamente na saúde e também na autoestima.

A conta é simples: quanto mais você fizer sexo, mais vantagens vai ter. A seguir, listamos 12 motivos para ter relações todos os dias:

Veja também:

Reforça o relacionamento

O sexo diário é uma forma de cuidar do relacionamento, pois demonstra carinho, aconchego, afetividade e tesão pelo parceiro. Um porém: essas sensações devem ser compartilhadas pelo casal, ou seja, têm de ter o mesmo valor e significado para os dois.

Melhora a autoestima

O simples fato de se sentir desejada, querida e saber que pode proporcionar e receber prazer, já faz com que a autoestima da pessoa aumente de forma significativa. E alguém com amor-próprio em alta, com certeza, é muito feliz e bem resolvido.

Alivia o estresse

A atividade sexual atua no processo de redução do estresse devido aos neuro-hormônios liberados durante o ato. Os  principais são: a dopamina, que tem função de trazer a leveza e a sensação de satisfação ao organismo; e a ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, do prazer e aconchego. Quando ativados, ambos aumentam a sensação de bem-estar, reduzindo o cortisol, responsável pelo estresse.

Diminui a chance de câncer de próstata

A ejaculação é uma aliada na redução deste tipo de câncer: quanto maior a frequência de ejaculações, menores as chances de desenvolver a doença, devido à diminuição de substâncias tóxicas no tecido prostático.

Dá um upgrade na beleza

Orgasmos frequentes melhoram e mantêm a aparência mais jovem e saudável. A pele fica mais viçosa, o cabelo tem mais brilho, e unhas, dentes e gengivas revelam mais saúde. Isso ocorre porque os hormônios ficam mais estáveis e equilibrados, por conta da frequência da prática.

Aumenta a qualidade de vida 

Os neuro-hormônios também são responsáveis por aumentar a qualidade de vida, contribuindo para que se viva de maneira mais alegre e saudável. Homens e mulheres sexualmente ativos, com ereção, lubrificação e orgasmos em atividade, se sentem mais jovens e felizes, já que ampliam os prazeres para todas as outras áreas de suas vidas.

Altera o humor

Quem pratica sexo tende a sentir-se mais alegre e feliz. O ato faz melhorar o humor, já que ocorre a liberação das endorfinas (hormônio do prazer) e a ocitocina (hormônio do amor), que produz a sensação de felicidade e êxtase.

Ajuda a emagrecer

Transar é um excelente exercício físico. Além de queimar calorias, trabalha a musculatura e melhora a elasticidade do corpo. Quanto mais posições forem experimentadas, mais o corpo se exercita. Por isso, é muito comum que, quando alguém fica um tempo sem sexo, quando volta à vida ativa, tende a emagrecer.

Limpeza de poros

O suor produzido na atividade sexual acaba limpando os poros da pele, deixando-a mais saudável, lisa e macia. Além disso, esse suor é extremamente excitante para a maioria das pessoas. Os corpos se entrelaçam e o resultado da transpiração facilita algumas posições de deslize simultâneo.

Melhora a insônia

Durante o ato sexual, ocorrem mudanças bioquímicas que propiciam um relaxamento após o orgasmo. A prática relaxa a musculatura do corpo, induzindo ao sono.

Fortalece o sistema imunológico

Uma vida sexual em alta contribui para que o sistema imunológico se mantenha equilibrado. Pessoas sexualmente ativas geralmente estão com a autoestima elevada, assim como sua parte mental. Quem transa com frequência entende e resolve melhor suas emoções.

Protege o sistema cardiovascular

Durante a relação sexual, há aumento do trabalho cardíaco, o que provoca melhoria no sistema cardiovascular, minimizando as chances de infarto.

 

Fontes: Gislene Teixeira, coach de relacionamento e sexualidade; Márcia Regina Sando, psicoterapeuta e sexóloga; Poema Ribeiro, psicoterapeuta e sexóloga da Clínica Poema Ribeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Blog da Regina
Redação
Blog da Regina
Redação
Blog Deu Match
Redação
Redação
Blog da Regina
Blog Deu Match
Redação
Redação
Redação
Blog Deu Match
Redação
Mayumi Sato
BBC
Redação
Redação
Redação
EFE
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Mayumi Sato
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Mayumi Sato
Redação
do UOL
Mayumi Sato
Redação
Topo