Topo

6 razões para parar de achar que os outros têm inveja de você

A inveja faz parte do mundo, mas nem todo mundo tem tempo para ficar ligado no que você tem ou faz - Getty Images/iStockphoto
A inveja faz parte do mundo, mas nem todo mundo tem tempo para ficar ligado no que você tem ou faz Imagem: Getty Images/iStockphoto

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

22/01/2018 04h00

A inveja é um sentimento que provoca dor, irritação, inferioridade. Então por que tanta gente adora se colocar no papel de vítima dela, chegando ao ponto até de estimulá-la? A questão é que se ver como alvo de inveja tem lá seus benefícios, pelo menos, à primeira vista.

A seguir, seis motivos que provam que esse hábito pode ser muito nocivo.

Veja também

1 - Você não precisa dessa artimanha para se sentir interessante e/ou se dar valor

Acreditar o tempo todo que é invejado pode revelar egocentrismo e insegurança. “Algumas vezes, isso pode inflar o ego, mas será que realmente precisa disso para se sentir bem? Ou o que necessita, de fato, é se sentir confiante por si só, sem a aprovação ou reprovação do próximo?”, questiona Yuri Busin, psicólogo e diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio), de São Paulo.

2 - Nem todo mundo está prestando atenção em você

É claro que a inveja faz parte da vida desde os tempos imemoriais. Porém, o mundo não gira ao seu redor. As pessoas estão ligadas nelas mesmas, batalhando pelas próprias coisas, tocando a vida delas. Nem todo mundo está de olho o tempo todo nas coisas que você tem, é ou faz. Relaxe.

3 - Você fica refém da opinião alheia e isso paralisa

“Enquanto você acha que é o centro das atenções, não faz nada para evoluir. Essa sensação faz com que fique olhando para a vida dos outros, para saber se estão prestando atenção na sua. Assim acaba vivendo a vida alheia, não a que te pertence”, afirma a psicóloga clínica Rejane Sbrissa. E mais: se preocupar sempre com a opinião de terceiros faz você colocar as decisões que deveria tomar por si só nas mãos dos outros.

4 - Não é uma forma de se livrar da responsabilidade pelas coisas que dão errado?

Pensar que os outros têm inveja de você pode ser uma espécie de fuga para justificar o que não está dando certo. É mais fácil atribuir seus fracassos ao olho gordo e à inveja dos outros do que rever o caminho e repensar onde errou e avaliar o peso das escolhas.

5 - Será que não é você quem tem inveja dos outros?

Segundo Yuri Busin, como a inveja é um sentimento extremamente malvisto na sociedade, é muito difícil alguém confessar que sente. Assim, fica mais fácil projetá-la nas pessoas. Afinal, ninguém gosta de admitir que deseja o que é do outro –trata-se de uma prova de fracasso e inferioridade. “É bom fazer um exercício de autoconhecimento e se perguntar: por que os outros chamam tanto a sua atenção? Por que a opinião dos outros é tão importante para você? A inveja é deles mesmo ou sua?”, fala Rejane.

6 - A responsabilidade de elevar a autoestima é sua

Para o psicólogo e coach João Alexandre Borba, ver-se como alvo de inveja é uma maneira de se vitimizar e de chamar a atenção. É como se o que os outros sentem afagasse sua autoestima. “Mas essa é uma responsabilidade sua, certo? Exclusivamente sua. Portanto, em vez de perder tempo pensando nas emoções e sentimentos alheios, gaste energia tentando descobrir o que você gostaria de ter e ser e o que precisa buscar para isso”, afirma. Aprenda a se gostar mais, a confiar mais em si e a se conhecer melhor. “Ter uma boa autoestima ajuda em tudo na vida, inclusive a saber diferenciar o que é seu e o que é dos outros. Seus erros e acertos acontecem devido a escolhas suas”, afirma Rejane.