Topo

Ciumento, competitivo e mais 9 tipos de amigos que só te deixam para baixo

Algumas convivências podem ser tóxicas para o seu emocional. Saiba identificá-las - iStock
Algumas convivências podem ser tóxicas para o seu emocional. Saiba identificá-las Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração com o UOL

23/01/2018 04h00

Amigos são essenciais para uma vida feliz, mas alguns deles são tão tóxicos que afetam nosso dia a dia, nossa alegria, perspectivas e projetos pessoais. São aquelas pessoas que nos deixam pra baixo e nos fazem mal, o que só percebemos depois de um bom tempo de convivência.

Listamos abaixo alguns dos tipos mais comuns de amizades que bloqueiam nosso progresso e trazem mais coisas ruins do que boas. Quer um conselho? Se você não quer bancar o psicólogo e mudar esses perfis, melhor se afastar deles.

Veja também

Ciumento

O ciúme pode ser causado por uma insegurança profunda, que faz com que o amigo se sinta ameaçado com qualquer perda de exclusividade de amizade. Ele se sente traído quando acha que alguém ou uma situação pode ameaçar a relação -- e chega a colocar você contra a parede. Inconscientemente, deseja que você tenha uma relação exclusiva com ele, apesar de não agir da mesma forma, já que continua se relacionando com outras pessoas.

Competitivo

Logo depois que você compartilha uma conquista, ele vai ter um argumento pronto de algo "muito melhor" que alcançou ou está para fazer. Suas vitórias nunca serão superiores às dele, que é alguém com características egocêntricas.

Cricri

Dispara críticas gratuitas, às vezes disfarçadas de opiniões construtivas, sem procurar ajudar com soluções -- o que serve apenas para retirar a energia, o entusiasmo e a confiança. É pessoa que sempre procura “cabelo na sopa” e tem dificuldades de elogiar tanto os esforços dos outros como os seus. Para ele, tudo de bom tem um “mas”. É impossível sentir alegria ou descontração em boa parte das situações com ele. Apenas quando não entra um julgamento na jogada, como sair para dançar ou conversar sobre assuntos abstratos, é que a convivência pode ser boa.

Vítima eterna

Procura, muitas vezes de forma inconsciente, transferir os problemas para você, pois se sente impotente e incapaz. Alimenta-se da atenção e do cuidado do outro. Não procura realmente resolver os problemas dele ou, caso resolva, prontamente encontra um novo assunto para se vitimizar, pois o importante é receber atenção e preocupação dos outros. Além disso, dificilmente a eterna vítima terá forças para te oferecer, quando você precisar.

Maledicente  

Se alguém fala só mal dos outros na sua frente, em algum momento, fará o mesmo com você pelas suas costas. Certas pessoas sentem enorme prazer em denegrir outras, sentem superioridade e realização com a humilhação dos demais. Criam hormônios do prazer e, desse modo, ficam viciadas nessa sensação que gera uma proteção contra seu próprio sentimento de inferioridade.

Fofoqueiro

Está sempre arrumando intrigas entre você e outros amigos, falando mal dos demais, muitas vezes esperando sua aprovação -- e, na primeira oportunidade, contará ao outro o que você falou dele. A intenção dele é de acabar com suas outras amizades, pois trata-se de uma relação de posse.

Invejoso

Tende a ter acessos de mau humor ou procura acabar com o ambiente quando obtemos sucesso em algo -- pode ser receber uma promoção, encontrar um parceiro ou atingir um objetivo. É bem provável que não vá falar diretamente sobre o que o incomoda, mas vai procurar criar intrigas à sua volta.

Negativo

É o que está sempre pra baixo quando vocês estão juntos. Geralmente coloca defeitos em tudo que lhe é sugerido e critica seu corpo, seu cabelo e sua roupa, muitas vezes de forma indireta. Também coloca defeitos em seus planos futuros e em suas conquistas. O que normalmente move esse comportamento é a inveja.

Psicopata

Psicopatia é um transtorno de personalidade e não uma doença mental, como muitos pensam. O psicopata é um grande ator: parece o melhor amigo ou a solução dos problemas de uma pessoa. Mas a verdade é que sempre age com o foco nele mesmo, nas vantagens que pode obter da situação e de uma amizade. Depois de um tempo, deixa o amigo para baixo quando já sugou tudo que queria dele e está na fase do descarte. Se ainda precisa desse colega ou acha que ainda lhe pode ser útil no futuro, deixa-o para cima e se porta como um parceiro maravilhoso, considerado, respeitoso e amável.

Unilateral

É facilmente reconhecido por sempre te procurar quando precisa de um favor -- e nunca está disponível quando você precisa dele. Também pode pedir roupas e outros objetos pessoais emprestados e não ter pressa de devolver, mas tudo o que ele tem nunca está disponível. Deixa você pagar a conta sem cerimônia e, numa outra vez que combinam de dividir, faz questão de não pagar o que você consumiu. Geralmente se coloca na posição de vítima social e merecedor de tudo que pode ser dado a ele, porque “não teve a mesma sorte” que os outros tiveram na vida.

Vampiro energético

Só fala dele, da vida dele e tudo o que faz é importante. Nunca pergunta como os outros estão e quando alguém ousa falar de sua vida, recebe um olhar frio ou mesmo completa indiferença. Tem grande carência afetiva e se “alimenta” energeticamente das pessoas ao seu redor.

 

Fontes: Júlia Bárány, psicanalista, autora de "O Mal Disfarçado de Bem"; Meire Yamaguchi, terapeuta e coach, autora do livro “O Fim do Karma”; Reinaldo Renzi, psicólogo.