Topo

10 sinais de que você pode estar trabalhando além do que deveria

Ganhar peso ou ficar doente constantemente podem ser sinais de que você está trabalhando demais - Getty Images
Ganhar peso ou ficar doente constantemente podem ser sinais de que você está trabalhando demais Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

26/01/2018 04h00

Alguns sinais de quem está exagerando no trabalho são clássicos, como sair muito além do horário previsto e almoçar em 15 minutos (quando não na própria mesa de trabalho). Outros, no entanto, não são tão óbvios.

Veja a seguir se você tem apresentado algum deles e descubra se não está deixando a vida pessoal de lado, entregando-se demais à carreira.

1- Agressividade

Você "explode" por qualquer motivo? Tem pouca disposição para ouvir e nenhuma paciência para negociar? Grita, fala alto e é sarcástico? Um dos sinais claros de quem está sobrecarregado no trabalho é o aumento da impaciência e da intolerância.

Veja também:

2 - Irritação

Perder a calma com o ritmo dos outros, desencadeando conflitos com as pessoas dentro ou fora do ambiente de trabalho, também é indício de que o cansaço está interferindo em suas relações. Essa irritação leva à pressa, atropelando processos e pessoas.

3 - Isolamento social

Sua profissão exige tanto que sua família já não conta com sua presença nos jantares festivos, seus amigos não te convidam para um chope no fim do dia e você também foi excluído do time de futebol de toda semana. Esse é mais um sinal de que você pode estar extrapolando na dedicação ao trabalho.

4 - Tristeza constante

Outra situação bem comum é a falta de alegria e nenhum sentimento de realização. Tudo parece pesado e cansativo e a vontade de fugir de tudo --e de todos-- é contínua. Esse é mais um sinal amarelo.

5 - Criatividade em baixa

Se ter novas ideias tornou-se um processo difícil para você, pode ser um lembrete da sua mente, avisando que está cansada e precisando de um refresco.

6 - Pessimismo exagerado

Quem está trabalhando além da conta, muitas vezes, consegue enxergar problemas em vez de soluções. O pessimismo exagerado pode ser um sinal do desequilíbrio das emoções.

7 - Tédio

Está entediado e "fazendo por fazer"? Ao assumir mais tarefas do que deveria, você acaba não dando tempo para pensar no propósito de tudo o que faz. O trabalho perde o sentido, e a sua motivação vai por água abaixo.

8 - Amigos só os do trabalho

Você até sai para um happy hour vez ou outra, mas, em todas as ocasiões, as únicas companhias são seus parceiros de trabalho. Não ter amigos fora do ambiente profissional também pode ser indício de sobrecarga.

9 - Ganho de peso

Quando as coisas não estão bem no dia a dia, é comum que as pessoas ganharem peso. O elevado nível de estresse por horas excessivas na empresa e a alimentação descuidada (apressada e de baixa qualidade) fazem o número da balança subir, sem dó.

10 - Doenças constantes

Se o sobrecarregado não pisa no freio por livre e espontânea vontade, o corpo vai fazê-lo parar. O desgaste pelo excesso de trabalho pode causar impacto na imunidade. A pessoa fica mais suscetível a gripes e resfriados, problemas estomacais e frequentes dores de cabeça. Outro sinal de que algo não vai bem é quando, mesmo após uma longa noite de sono, a fadiga permanece.

Fontes: Adriana Vicco, psicóloga e coaching de carreira; Celso Braga, sócio-diretor do Grupo Bridge; Júlio Correia Neto, reestruturador de empresas e consultor de carreira; Magele Valdo Ribo Perea, psicóloga, gestora no Grupo Bridge e autora do livro "100 Dias para Mudar - e Ativar o Potencial para Liderar sua Vida Através do X.five", e Rodrigo Oliveira, fundador da Dream 4 You, professional & life coach.