Topo

Loja retira camiseta com estampa da Febem após revolta de internautas

Do UOL, em São Paulo

28/01/2018 16h48

Internautas se revoltaram com uma rede de lojas paulista que pôs à venda uma camiseta com o símbolo da Febem, a atual Fundação Casa, instituição que abrigava menores infratores em São Paulo com histórico de maus tratos. Com a repercussão, a marca teve que retirar a estampa de circulação.

Camiseta Febem - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Camiseta com estampa da Febem
Imagem: Reprodução/Facebook

“Estou meio indignado por ter encontrado essa camiseta na loja da AMP Mulher do Padre aqui perto do trampo [na unidade do bairro do Jardins], que falta de sensibilidade absurda”, publicou o usuário Marcel Nunes neste sábado (27). A publicação já passa dos 480 compartilhamentos.

Veja também

Nos comentários, um usuário disse que a marca estava usando “um símbolo de opressão e tortura como arte”. Outro comentário ressaltou: “É, no mínimo, falta de bom senso. Passasse um dia lá [na Febem] para ver o regime de penúria”, afirmou outro.

A antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de São Paulo (Febem) começou a ser extinta no final da década de 90 após décadas de de rebeliões, altos índices de reincidência e maus tratos.

Em 2017, a Justiça de São Paulo condenou 12 funcionários da Febem por tortura após o Ministério Público denunciar agressões físicas e mentais a 58 adolescentes, em 2005. No total, a promotoria apresentou 111 vítimas.

A fundação Casa foi sancionada em 2006, pelo então governador Cláudio Lembo, e descentralizou o atendimento de medidas socioeducativas, anteriormente centralizado na capital paulista. Assim, a Febem foi descontinuada. 

A “Mulher do Padre”, que mantém quatro unidades na capital, pediu desculpas pelo caso e afirmou que a estampa foi produzida por uma marca que se inspira em logotipos antigos de instituições. A peça era vendida por cerca de R$ 90.

Leia nota da loja na íntegra:

“A AMP vem se desculpar pela inclusão de uma camiseta com logo da extinta Febem na sua linha LOST&FOUND. A LOST&FOUND é uma marca de camisetas de uniformes de companhias aéreas, instituições, concertos musicais e muitas outras que remetem a um passado distante que fez parte das nossas vidas de alguma forma. Consideramos que foi um erro grave a colocação de uma marca como a da Febem nessa linha e retiramos as camisetas imediatamente de nossas lojas.”