Topo

Doido para namorar e não passa do 1º encontro? Veja onde está errando

Um erro que você pode estar cometendo é não se aprofundar nas conversas com quem sai - Getty Images
Um erro que você pode estar cometendo é não se aprofundar nas conversas com quem sai Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração para o UOL

30/01/2018 04h00

Dates não faltam na sua agenda da semana. O que falta mesmo é aquele relacionamento sério, um par para apresentar à família, digno de mudança de status no Facebook. É então que vem o questionamento: por que os encontros não passam de uma noite?

De acordo com as especialistas ouvidas nesta reportagem, tem a ver com a mensagem que você está emitindo para o outro, além da expectativa depositada nessas ocasiões. A seguir, confira alguns comportamentos que não colaboram para virar o jogo.

Veja também:

Não saber o que quer

Você conhece os seus pontos fortes e fracos? Se não souber quem é e o que quer para o futuro, fica difícil descobrir a pessoa certa para você.

Procura nos lugares errados

Se gosta de filmes “cults”, por exemplo, imagine que a pessoa que você busca possa ser frequentadora de centros culturais que sempre exibem filmes franceses ou iranianos. A chance de encontrá-la nesses lugares é maior do que procurá-la nas baladas do momento.

Ainda tem preconceito com apps de relacionamento

Um aplicativo de relacionamento oferece mais oportunidades de conversar e escolher um par mais compatível com você. Afinal, os algoritmos trabalham a seu favor, para encontrar alguém que encaixe em seu perfil. Se deixar para conhecer somente ao vivo, as chances diminuem.

Insistir demais

Saiu e percebeu que a pessoa não está a fim de um relacionamento sério como você? Insistir nesses encontros pode ser perda de tempo. 

Insistir de menos

Um relacionamento não se define no primeiro encontro. As histórias não chegam prontas, mas precisam ser construídas. Química entre os dois, afinidades, interesses comuns, boas conversas, tudo isso tende a facilitar a conexão entre os pretendentes.

Não aprofundar as conversas

Aprendemos a conhecer melhor o outro quando, na conversa, nós nos aprofundamos mais nas aspirações, projetos e até nas lembranças de infância de ambos. Papo superficial pode ser divertido, mas não revela quem é, de fato, a outra pessoa. 

Excesso de idealização

Cuidado para não comparar a pessoa dos seus sonhos a todo mundo que conhece. Você corre o risco de dispensar alguém incrível apenas por descobrir que ele é humano, com erros e acertos e não exatamente igual ao que você idealizou.

Ser pessimista

Otimismo e bom humor são fundamentais nos encontros, pois mostram que você tem características importantes para levar uma vida a dois com mais leveza e menos atritos. E a pessoa, se estiver interessada, vai perceber isso.

Ter muito medo de ficar só

O medo da solidão pode ser um motivo para você se dedicar a vários pretendentes ao mesmo tempo. Vá com calma nesse quesito. Esse é um dos motivos de as relações se mostrarem tão frágeis atualmente. O ideal é se concentrar nas qualidades e afinidades que tem com a pessoa com quem sai no momento, mas ciente de que ela, assim como você, está sujeita a ter deslizes de vez em quando.

Fontes: Adriana Moraes, coach de relacionamento, autora do e-book “Vale a Pena Amar”, e Marina Simas de Lima, psicóloga clínica, especialista em sexualidade humana e terapia de casal e fundadora do Instituto do Casal, em São Paulo.