É para lavar a vagina com água e sabão? Confira se você está fazendo errado

"Mana, o melhor jeito é lavar só com água", é o que diz o comentário a um post sobre como fazer a higiene da vagina, em um grupo de mulheres no Facebook. A recomendação repete-se em outros posts. Mas ela faz sentido?

É verdade que a vagina é autolimpante?

Sim e não. Primeiramente, precisamos entender que vagina é o canal interno e a vulva, os grandes e pequenos lábios.

O canal vaginal, sim, é autolimpante. Ele tem uma flora natural, composta por lactobacilos que mantêm o pH ali ácido, em um nível que mata microrganismos como fungos e bactérias. Então, um canal vaginal com o pH regulado se mantém limpo sozinho.

Já a vulva, não, ela precisa de uma mãozinha para ser limpa do suor, da gordura e das sujeiras que podem se acumular ali.

Pode lavar só com água?

É melhor não. A água pode tirar a maior parte da sujeira, como restos de papel, sangue menstrual ou suor. Mas ela não tira a gordura, que se forma naturalmente ali entre os grandes e pequenos lábios. Por isso, é melhor usar um sabonete adequado, de tempos em tempos, para que a substância não se acumule.

Qual tipo de sabonete usar?

O sabonete deve ser líquido, pois os produtos em barra podem acumular sujeira e causar infecções. É melhor que o pH seja parecido com o da vagina, ou seja, ácido. Um fator importante é que ele seja o mais neutro possível.

Neutro não é a mesma coisa que pH básico. Neutro, quer dizer, com o mínimo de cheiros e cores, pois, quanto mais compostos tiver para ficar cheiroso ou colorido, maiores as chances de o sabonete causar alergia.

Continua após a publicidade

Quantas vezes por dia lavar?

Uma ou duas, somente no banho. Mais do que isso pode ressecar e desregular a flora vaginal, que é uma proteção natural, favorecendo o contágio por doenças.

E se o cheiro estiver forte?

É importante saber que a vagina tem um cheiro natural —que não é de flores—, mas que faz parte e não deve ser problematizado. Você pode até sentir esse cheiro quando está sem roupa ou transando. Agora, se o cheiro estiver muito forte, fique alerta. Pode ser que o suor da virilha com bactérias esteja provocando o cheiro — o que um banho resolve. Ou doenças, como candidíase ou gardnerella, estejam causando o odor —neste caso, procure um médico.

Possa usar a ducha?

Não. A ducha empurra a água com pressão para dentro do canal vaginal. E, em vez de limpar, pode levar sujeira ou microrganismos mais para fundo no canal, favorecendo o contágio por doenças

Continua após a publicidade

Lavo dentro do canal também?

Não, como já foi dito, ele se mantém limpo e saudável sozinho, quando regulado. A lavagem com água e sabonete deve ser só na parte externa: grandes e pequenos lábios e virilha. Por dentro, nada de enfiar o dedo, esfregar ou colocar sabonete.

O que acontece se eu não limpar direito?

O acúmulo de sujeira, gordura e suor propicia a presença de bactérias e fungos na região, podendo causar cheiro ruim e também infecção por doenças como a candidíase.

Posso usar lenços umedecidos?

Pode sim, se você não notar nenhum tipo de reação alérgica. Mas é importante saber que a umidade também provoca a proliferação de bactérias. Então, depois de usar o lenço umedecido, seque bem.

Continua após a publicidade

E depois do sexo, tem um jeito melhor para lavar?

Com ou sem camisinha, o jeito de lavar continua sendo o mesmo de qualquer outra vez. Usar uma ducha para "limpar" o sêmen pode ter o efeito contrário: você empurra o esperma para o colo do útero, aumentando os riscos de contágio por doenças sexualmente transmissíveis.

Fontes: Ana Katherine da Silveira Gonçalves, membro da Comissão de doenças infectocontagiosas, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; Zsuzsanna di Bello, professora adjunta de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, ambulatório de sexualidade feminina da Unifesp.

*Com matéria publicada em 10/02/2018

Deixe seu comentário

Só para assinantes