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Você sabe dizer "não" no trabalho?

Você é um funcionário que sabe impor limites aos pedidos alheios ou se sacrifica para não negar uma tarefa? Faça o teste com consultoria do psicólogo e consultor de carreira Luciano Coppini, diretor da Coppini Estratégias Humanas, e do especialista em inteligência emocional Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

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    Você encomenda um estudo urgente a outro setor da empresa. Para cumprir o prazo, eles oferecem a você uma pesquisa mais antiga. Você:

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    O convite para a festa de fim de ano já chegou, mas ela cai bem no dia do aniversário do seu filho. Quando o seu chefe pergunta se você vai, você:

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    Não sabe dizer "não"

    De acordo com suas respostas, você é até capaz de expressar sua insatisfação mediante algumas situações, mas sempre em tom de brincadeira --e nunca é levado a sério. Dizer "não" e continuar sendo querido pelos colegas é possível. "O 'não' certo é dito na hora e da maneira certa, com educação e clareza", explica o psicólogo e consultor Luciano Coppini

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    Você sabe dizer "não"

    Para você, é clara a separação entre amizades e trabalho. Não é por ser um funcionário comprometido com a empresa que você vai engolir qualquer sapo. Você sabe que a falta de posicionamento só leva a carreira para trás. "O 'não' pode fazer você ganhar respeito e é necessário para se preservar de um conflito interior", diz Rodrigo Fonseca, especialista em inteligência emocional

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    Mártir no trabalho

    De acordo com suas respostas, seu problema não é simplesmente não saber recusar algo. Você se sacrifica --ou coloca os outros na fogueira-- em busca de uma recompensa. Preste atenção nas suas atitudes, pois este perfil é o menos bem visto nas empresas. "O 'não' errado é aquele dito fora de hora, com agressividade, ou com objetivo de cobrar depois", diz o psicólogo e consultor Luciano Coppini

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