Topo

Universa

Você tem medo de amar?

thinkstock
Imagem: thinkstock

Quem teme se arriscar no amor perde a chance de viver relacionamentos plenos. Faça o teste elaborado com a consultoria do psicoterapeuta Sergio Savian, autor do livro "Amar Vale a Pena" (Editora Landscape), e descubra se você precisa lidar melhor com as suas inseguranças.

  • thinkstock

    Destemido

    Não existe pessoa mais segura e confiante do que você, que não tem medo do desconhecido. Você sabe que a entrega impensada ao amor pode ferir, mas acredita que o sofrimento é passageiro e que, portanto, vale a pena se arriscar por uma grande paixão. O excesso de confiança só passa a ser um problema quando você começa a esperar que o outro retribua o seu carinho e atenção na mesma medida e intensidade. Afinal, cada pessoa tem um ritmo. Então, pode acontecer de o seu par precisar de um pouco mais de tempo antes de se abrir. Tente compreendê-lo.

    [[pts]] de 90 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • thinkstock

    Corre o risco

    Você está cansado de saber que todo relacionamento pode trazer sofrimentos, mas, tendo um pouco de cautela, prefere correr riscos a se privar de viver uma linda história de amor. Na sua cabeça, quando se gosta de alguém de verdade, a insegurança não tem vez. E isso faz de você um ótimo companheiro, já que, uma vez comprometido, não exagera nas regras e cobranças. Além disso, a sua maturidade emocional permite que resolva os problemas sempre com uma boa conversa.

    [[pts]] de 90 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • thinkstock

    Desconfiado

    A dificuldade em acreditar que alguém possa se interessar verdadeiramente por você e o medo de se machucar faz com que tenha sempre um pé atrás no amor. Quando está numa relação, suas inseguranças podem impedi-lo de dizer o que pensa e de sinalizar o que lhe magoa, por medo de perder o outro. Mas a falta de diálogo é justamente o que dificulta o amadurecimento do relacionamento, precipitando o fim do romance. Está mais do que na hora de defender suas opiniões e de se valorizar mais.

    [[pts]] de 90 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • thinkstock

    Muito inseguro

    Entregar-se a um amor é uma tarefa quase impossível para você. O medo de sofrer é tão grande que você evita chamar a atenção dos outros e foge das oportunidades de encontrar alguém interessante. Como resultado, acaba se isolando do mundo. Para contornar essa situação, você precisa superar tanta insegurança. O fato de alguém ter lhe decepcionado não deve ser o suficiente para fazê-lo acreditar que outras pessoas agirão da mesma forma. Os erros do passado devem servir como aprendizado para a construção de relacionamentos mais felizes no futuro.

    [[pts]] de 90 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!