Topo

Universa

Qual é o seu grau de ciúme?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Descubra o seu grau de ciúme a partir do teste elaborado com a consultoria do psicólogo especialista em relacionamentos amorosos Thiago de Almeida, mestre em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo).

  • Máximo

    Getty Images

    Você tem um grau de ciúme que pode ser considerado exagerado. Pelas suas respostas, foi possível concluir que, muitas vezes, você se desequilibra emocionalmente por conta desse sentimento. Além disso, tenta controlar os passos do outro, o que não é nada saudável. Para mudar, uma dica é tentar perceber quando está passando dos limites e, no mesmo momento, controlar seus impulsos. Quando algo lhe incomodar, chame o par para conversar, mas sem brigar ou cobrar. Se ainda assim a insegurança persistir, considere consultar um profissional para ajudar a lidar com o sentimento.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Moderado

    Getty Images

    Você tem um grau médio de ciúme, mas disfarça. Talvez por medo ou vergonha de revelar um sentimento que transmita uma ideia de insegurança. Mas saiba que casais que têm confiança mútua e que mantêm um bom nível de diálogo geralmente estão bem preparados para lidar com todas essas inquietações. Sofrer calado só vai piorar o que sente e pode levá-lo a criar ilusões. Melhor que isso é chamar o par para conversar e expor sem vergonha seus sentimentos. Quem sabe ele também não passa pelas mesmas situações que você e ainda não encontrou um jeito de entrar no assunto?

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Mínimo

    Getty Images

    Você tem um grau pequeno de ciúme, é como se o sentimento servisse apenas para reconfortar o par, como um sinal de bem-querer, preocupação e amor. No seu caso, o ciúme não prejudica a relação, pelo contrário, até ajuda a reforçar a autoestima de quem você ama. Sua postura demonstra que você tem segurança dos seus sentimentos e do valor que o parceiro lhe dá. Se o seu nível de ciúme se mantiver assim, não há com o que se preocupar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Praticamente zero

    Getty Images

    Pelas suas respostas, foi possível concluir que o seu grau de ciúme é quase nulo. E isso não é, de forma alguma, um problema. Muitos casais conseguem viver bem, se amam e se respeitam, sem desejar controlar a pessoa amada. E é justamente o sentimento de posse que está por trás do ciúme. Pessoas como você se sentem seguras dos seus sentimentos e dos sentimentos do parceiro e não se preocupam com traições. Por fim, vale frisar: não ter ciúme não significa amar menos. O traço geralmente indica maturidade emocional.

    Gostou do resultado? Compartilhe!