Topo

Universa

Você quer agradar a todos?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Para cativar as pessoas, muita gente tende a anular as próprias vontades. Avalie se você está cometendo esse equívoco a partir do teste feito com a consultoria do psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela USP (Universidade de São Paulo).

  • Sim, você precisa se valorizar mais

    Getty Images

    Suas respostas indicam passividade ou dificuldade em expressar seus direitos ou opiniões, mesmo quando se sente oprimido ou descontente. Essa insegurança mostra uma falta de habilidade social, conforme explica o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga. "Esse comportamento pode gerar consequências negativas, como sentimentos de desvalorização, baixa autoestima, descontentamento e raiva", diz o psicólogo. E se você quiser ser mais valorizado pelas pessoas, o primeiro passo é buscar desenvolver a sua autoestima. Não é concordando com tudo e todos que você despertará admiração ao seu redor. Pense nisso!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, mas sabe o valor do relacionamento

    Getty Images

    Você não parece ter medo de expressar seus pontos de vista e sabe defendê-los sem desrespeitar os dos outros. E, segundo o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga, pessoas com habilidades sociais bem desenvolvidas podem apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de melhor saúde física e mental. E esse parece ser o seu caso. Na nossa sociedade atual, o padrão assertivo é considerado o mais adequado para o sucesso nos mais diversos setores da vida. Continue assim!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, e precisa respeitar os sentimentos alheios

    Getty Images

    Você tende a expor o seu ponto de vista de forma agressiva. "Esse comportamento pode desencadear muitos conflitos", alerta o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga. Também é preciso cuidado para não confundir sinceridade com grosseria. Afinal, a postura de negligência perante os sentimentos do outro poderá gerar consequências negativas à sua imagem pessoal. O que você precisa é desenvolver a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Experimente fazer esse exercício mais vezes e confira o resultado!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sim, mas só quando interessa

    Getty Images

    Suas respostas indicam que você busca agradar as outras pessoas só quando deseja obter algum retorno. Mas essa estratégia pode se voltar contra você, conforme alerta o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga. "O reforço social que se pode obter em um determinado campo da vida, como a área profissional, por exemplo, pode trazer consequências negativas em outras áreas, entre os amigos ou na área afetiva", afirma Gonzaga. Para virar o jogo a seu favor, tente confiar mais em suas próprias qualidades.

    Gostou do resultado? Compartilhe!