Topo

Finanças


Finanças

Você é feliz no seu emprego?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Descubra o seu nível de satisfação com a sua ocupação atual, a partir do teste realizado com a consultoria da psicóloga Claudia Carraro, especialista em orientação de carreiras pelo Instituto Sedes Sapientiae.

  • Sim, está feliz e realizado

    Getty Images

    Você está realizado com o seu trabalho e isso o torna uma pessoa fisicamente e emocionalmente melhor. O seu bom astral geralmente contamina as pessoas da sua equipe e você consegue tornar os ambientes por onde circula mais leves e agradáveis. Saiba que quem trabalha satisfeito produz mais porque percebe um sentido naquilo que faz. E, ainda que você não planeje permanecer nesse emprego pelo resto da vida, a sua maneira de trabalhar certamente lhe ajudará a continuar evoluindo como profissional.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sim, mas não o tempo todo

    Getty Images

    Esse não é o que você chamaria de emprego perfeito, no entanto, você se sente realizado na maior parte do tempo. Então, o segredo é continuar valorizando o que essa oportunidade lhe traz de bom. Tentar perseguir um trabalho que só lhe traga vantagens e realizações pode causar decepção, porque tarefas e situações desagradáveis sempre existirão. Por isso, mais do que fazer só aquilo que gosta, tente se esforçar para gostar do que faz. Pense que os grandes desafios vencidos poderão ter um impacto positivo na sua carreira a longo prazo.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, você está insatisfeito

    Getty Images

    Você está infeliz com a sua ocupação profissional. As razões podem ser muitas, desde um salário incompatível com a sua função, colegas de trabalhos difíceis, até a grande quantidade de horas extras. Mas considere que tudo isso pode ser amenizado com diferentes estratégias, que devem partir de uma conversa franca com o seu chefe. Por outro lado, se os seus objetivos profissionais não são coerentes com os da empresa e, mesmo a longo prazo, você percebe que não terá as oportunidades que deseja, é hora de pensar em mudar e buscar um emprego que lhe fará mais feliz.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, você está infeliz

    Getty Images

    Pelas suas respostas, foi possível concluir que a sua insatisfação com o trabalho tem raízes mais profundas: você está descontente com a área em que atua no momento. Por isso, talvez uma simples mudança de emprego não resolva o seu problema. Você precisa descobrir qual é a área profissional que contempla as habilidades que deseja desenvolver, bem como seus interesses atuais. Um profissional especializado em orientação de carreiras poderá ajudá-lo nessa tarefa.

    Gostou do resultado? Compartilhe!