Topo

Universa

Você foge dos problemas?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Descubra como está lidando com os desafios do dia a dia a partir do teste elaborado sob a consultoria do psicólogo André Luiz Moreno, doutorando em Saúde Mental pela FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

  • Sim, por se achar incapaz

    Getty Images

    Você prefere negar os problemas, porque se considera muito vulnerável. Mas vale a pena refletir. Considere que, ao ignorar um desafio, ele não será automaticamente resolvido. Ao contrário, continuará incomodando. "Uma pessoa que foge de um problema por se sentir incapaz de resolvê-lo acabará se sentindo ainda mais frustrada posteriormente, por nem ter tentado", diz o psicólogo André Luiz Moreno. Além disso, é bom ter em mente que você também será responsabilizado pelo que não fez.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sim, por comodismo

    Getty Images

    Você cria estratégias de adaptação até nas situações mais nocivas, tudo para não correr o risco de ser julgado e de se indispor com alguém. Mas é preciso avaliar criticamente essa sua postura, que pode trazer benefícios a curto prazo, porém, às custas de muito sofrimento e infelicidade. "É importante não esquecer quais são suas metas pessoais e sociais no momento de tomar as suas decisões, no dia a dia, em todos os setores da vida", afirma o psicólogo André Luiz Moreno.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, você reflete e age

    Getty Images

    A melhor forma de lidar com problemas é analisá-los de maneira realista buscando sempre a melhor solução antes de agir. Você sabe disso e reconhece as suas vulnerabilidades, sem se deixar paralisar pela insegurança. "Quem tem essa postura demonstra maturidade. E não pela ausência de erros, mas pela capacidade de avaliar de maneira crítica os processos de tomada de decisões anteriores, buscando localizar os erros cometidos e aprender com eles", diz o psicólogo André Luiz Moreno.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, mas age sem pensar

    Getty Images

    Ao detectar um desafio, você se apressa em tentar resolvê-lo, até para eliminar as sensações incômodas que ele desperta. Mas faz isso sem refletir e, muitas vezes, provoca problemas maiores, principalmente na esfera social. "Resolver um problema de forma efetiva é algo que requer tempo. É preciso identificá-lo e, em seguida, avaliar as possíveis formas de enfrentá-lo, pesando os prós e contras de cada decisão. Só então é chegado o momento de agir", afirma o psicólogo André Luiz Moreno.

    Gostou do resultado? Compartilhe!